05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente Shoppings RioMar realizam ações de conscientização e limpeza colaborativa na Semana do Meio Ambiente


O destaque na programação da Semana do Meio Ambiente é a ação de conscientização e preservação da Lagoa do Papicu com cerca de 100 jovens do Instituto JCPM, que acontece nessa quarta-feira, 1° de junho, a partir das 8h.

Com uma atuação sustentável nas suas práticas diárias, os shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, em parceria com Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), convidam a sociedade para reflexão e mudanças de atitudes com a programação da Semana do Meio Ambiente, que acontece de 1º a 5 de junho e conta com oficinas de reciclagem e compostagem, ponto de troca de óleo de cozinha usado por sabão produzido artesanalmente, entrega de mudas e muito mais.

O destaque da Semana é a limpeza colaborativa da Lagoa do Papicu com a participação de cerca de 100 jovens do IJCPM, nesta quarta-feira, dia 1º de junho, a partir das 8h. A iniciativa “Jogando Limpo com a Lagoa” acontece há sete anos, desde 2015, em parceria com o shopping RioMar Fortaleza e o IJCPM, e tem o objetivo de garantir a manutenção da limpeza do entorno, envolvendo os jovens e a comunidade nesse processo de preservação do espaço. Na ação, os jovens fazem a coleta dos resíduos como sacos plásticos, embalagens, garrafas pet e latinhas.

A iniciativa esse ano conta com a parceria da Cagece e da Polícia Miliar Ambiental.

“O Jogando Limpo com a Lagoa é uma ação simbólica que tem como objetivo alertar a sociedade para um problema que atinge as nossas cidades, que é o descarte irregular dos resíduos sólidos. É importante que cada um tenha consciência do seu papel enquanto agente transformador, e é isso que o IJCPM e RioMar pretendem ao promover esse tipo de ação”, explica o coordenador de projetos sociais do Instituto JCPM em Fortaleza, Edgard Cruz.

RioMar e Sustentabilidade
O Grupo JCPM tem uma atuação socioambiental, desde a concepção dos empreendimentos até as práticas diárias. No Ceará, os shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy são capazes de consumir 35% a menos de energia, quando comparado a outros empreendimentos convencionais, pois têm amplo aproveitamento da iluminação natural. Os sistemas inteligentes de refrigeração e de aproveitamento da água de condensação dos aparelhos de ar-condicionado também proporcionam mais economia de recursos naturais. Quanto ao consumo de água, a redução chega a 70% de economia, quando comparado aos dispositivos comuns, com a utilização de sistema de descargas e mictórios a vácuo, e das torneiras com detectores de presença.

Entre as práticas socioambientais de destaque dos empreendimentos do Grupo JCPM em Fortaleza estão as Centrais de Resíduos, que completam oito anos em 2022 e onde acontecem a separação e a destinação de todo o material com potencial de reciclagem, gerados pelos shoppings. Só no ano de 2021, foram reciclados mais de 570 toneladas, entre papel, papelão, plástico, vidro, metal e alumínio, que resultaram, mensalmente, em renda para 21 famílias de recicladores que moram nas comunidades do entorno dos shoppings.  Os espaços são administrados por eles próprios, por meio de cooperativas, que ficam responsáveis pela comercialização e divisão de todo o valor arrecadado com a venda dos materiais.  No RioMar Fortaleza, atua a Associação da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, e no RioMar Kennedy, a Associação de Catadores de Fortaleza.

Pioneirismo na prática de Compostagem
O RioMar Fortaleza implementou um novo projeto de sustentabilidade: a compostagem. Na iniciativa, os resíduos orgânicos que são gerados pelos restaurantes e operações de alimentação do shopping em vez de irem para o aterro sanitário, agora, seguem para uma usina de compostagem que os transformam em adubo rico em nutrientes. Lançada em julho de 2021 pelo RioMar Fortaleza, em menos de um ano da ação, já foi possível reduzir o impacto do volume de 100 toneladas desse tipo de resíduo, que ganhou uma finalidade mais nobre e sustentável. A ação é uma prática inovadora no segmento de shopping center no Ceará.

Serviço:
Semana do Meio Ambiente dos shoppings RioMar
Quando: 1º a 5 de junho
Programação completa: @riomarfortaleza e @riomarkennedy

Ação Jogando Limpo com a Lagoa – Limpeza colaborativa
Quando: 1º/6 (quarta-feira), 8h às 12h
Onde: Lagoa do Papicu, em frente ao shopping RioMar Fortaleza (Rua Prisco Bezerra)

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !