10º Festival Alberto Nepomuceno (FAN) segue com ação cultural gratuita no MAUC dia 29 de março

 

Visitas guiadas à mostra Carybé ilustra Jorge Amado: O Compadre de Ogum, via FAN, valem para se encantar com as 30 serigrafias do pintor, saber das ligações com as obras do escritor baiano e adentrar nos universos de convívio entre os dois amigos …  

Nessa quarta-feira, dia 29 de março, o 10º Festival Alberto Nepomuceno (FAN) prossegue nas parcerias em ações culturais com visitas guiadas à exposição “Carybé ilustra Jorge Amado: O compadre de Ogum”, que está em cartaz no Museu de Arte da UFC – MAUC, em Fortaleza (Av. da Universidade, 2854. Benfica). O FAN realiza as duas visitações à mostra das 30 serigrafias por Carybé, que serão feitas pelo educativo do MAUC em dois horários: às 8h30 e às 14h.

A exposição é uma realização do Sesc, que dá a oportunidade de adentrar nos universos em torno do encontro dos dois mestres, nas artes visuais e literatura, espraiados também pela grande amizade entre o pintor e o escritor, influenciando as vidas e obras de ambos. Argentino, Carybé gostava de contar da Bahia, chegando até ela, inicialmente, através de um livro do baiano de Itabuna, Jorge Amado. Já desenhos do artista ilustraram capas e livros de Amado, como “O Gato Malhado” e “A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água”.

Livre para todas as idades e com acesso gratuito, o FAN também recebe na ocasião, crianças e adolescentes da Fundação Raimundo Fagner para uma imersão na obra do artista, com especial referência às cenas com música, adianta a jornalista Izabel Gurgel, que é colaboradora na programação artística do Festival. O FAN e a FRFagner são parceiros há várias edições, com trocas e intercâmbios na sede Fortaleza da fundação e presença de grupos musicais da instituição na programação do festival, destaca Cris Queiroz, produtora e realizadora do Festival Alberto Nepomuceno.

O 10º FAN vem acontecendo ao longo de março. Realizado pela Vagalume Produção Cultural e Comunicação com agradecimento a Enel, o projeto é apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei nº 18.102 de 1º de abril de 2022. Um dos princípios do Festival Alberto Nepomuceno é apresentar acervos de Fortalea e do Ceará, tanto materiais quanto imateriais, entre outras atividades, nas zonas rural e urbana do Estado.

 

 

MAIS sobre a exposição Carybé ilustra Jorge Amado: O Compadre de Ogum no MAUC

 

Composta por 30 ilustrações produzidas para a abertura do especial realizado pela TV Globo com adaptação de O compadre de Ogum, segunda parte do romance Os pastores da noite de Jorge Amado, as obras em exposição são serigrafias assinadas e numeradas por Carybé em 1997, feitas a partir de aquarelas.

A mostra tem o objetivo de colocar os públicos em contato com o trabalho de Hector Julio Páride Bernabó, mais reconhecido como Carybé (Lanús, Argentina, 1911 – Salvador, Bahia, Brasil, 1997), mas também incentivar a pesquisa e discussão sobre a literatura brasileira e a produção de Jorge Amado (Itabuna, Bahia, 1912 – Salvador, Bahia, 2001). Também vislumbra o papel da ilustração e a produção artística de Carybé, como de outros ilustradores; e num sentido mais amplo, sobre os processos de formação da sociedade brasileira – fruto das contribuições culturais de diversos povos africanos, de indígenas de diversas etnias, de europeus e asiáticos, com ênfase na valorização das matrizes africanas que se refletem em aspectos de nosso cotidiano como a língua, a culinária, a dança, a religião, entre outros.

Exposição “Carybé – Ilustra Jorge amado, o compadre de ogum” é uma ação do Departamento Nacional do Sesc Brasil realizada através do regional Ceará do SESC. A exposição do artista baiano Carybé circula entre as cidades cearenses de Sobral, Crato, Iguatu e Fortaleza.

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !