5º Festival de Fotografia do Sertão Central – QXAS será de 05 a 08 de junho, em Quixadá e Quixeramobim

Micaela Menezes
FOTOS DIVULGAÇÃO

Com o tema “tudo que já foi, é o começo do que vai vir”, a programação conta com palestras, workshops, ações formativas e exposições

Inspirado na poética de João Guimarães Rosa, em Grande Sertão: Veredas, a quinta edição do Festival de Fotografia do Sertão Central – Qxas tem início no próximo dia 05 de junho (quarta-feira) com o tema “tudo que já foi, é o começo do que vai vir”. O Festival terá vasta programação, com ações em Quixadá e Quixeramobim, no Sertão Central cearense, mantendo sua tradição de oferecer ações formativas e de difusão da fotografia brasileira, com palestras, workshops, exposições, saídas fotográficas, rodas de conversas e leituras de portfólios, dentre outras atividades. Com exceção de alguns workshops, a programação será gratuita e de livre acesso do público.

Com curadoria de Iana Soares, Maíra Gamarra e Elen Andrade, o QXAS esse ano homenageia Patrícia Veloso (CE) e Eustáquio Neves (MG), cujas trajetórias se destacam por suas significativas contribuições para o campo da fotografia brasileira. Patrícia Veloso é produtora cultural, curadora e editora, com trabalho voltado para a valorização e divulgação do patrimônio histórico, cultural, artístico e natural brasileiro.

Eustáquio Neves pesquisa e desenvolve técnicas alternativas e multidisciplinares, manipulando negativos e cópias. Seu trabalho aborda temas relativos à identidade e memória da cultura afrodescendente, com trabalhos de corte social e crítico, que vêm sendo amplamente divulgado em mostras no Brasil e no exterior, conquistando diversos prêmios e a consagração do público e da crítica.

Idealizado pelo fotógrafo Beto Skeff e pela produtora Glicia Gadelha, o QXAS 2024 irá reunir os maiores expoentes da fotografia nacional e convida os artistas e a audiência à observação, como fica explícito no texto de apresentação do Festival: “Quem, pela primeira vez, observa o sertão antes das chuvas não consegue antecipar, na imaginação, o verde que um dia alcançará os olhos. Se, pelo contrário, a primeira visão é a de um açude cheio, nem sempre será possível compreender que as águas mais profundas somem em um tempo em que tudo vira lágrima. Há dias de seca e de abundância, conectados pelos ciclos da natureza e das pessoas”.

Durante toda a programação do QXAS, haverá ação formativa nas escolas de Quixadá e Quixeramobim, com oficinas, cianotipia e rodas de conversa. O QXAS nas Escolas vai beneficiar 350 estudantes e professores da rede pública dos ensinos Fundamental e Médio da região, nos períodos da manhã e tarde. Desde a primeira edição, o QXAS nas Escolas já beneficiou mais de 1.300 estudantes.

Programação V QXAS

A abertura do V QXAS será no dia 05 de junho, às 20h, no Teatro de Bolso da Secretaria de Cultura/Fundação Cultural de Quixadá, com as homenagens à Patrícia Veloso e Eustáquio Neves. Em seguida, haverá a abertura da exposição Convocatória Nacional, com o tema do QXAS 2024 – tudo que já foi, é o começo do que vai vir – às 21h, na Praça do Leão. Nos demais dias, a programação do Festival se divide entre Quixadá e Quixeramobim.

Durante todos os dias do Festival, as intervenções permanentes AGITPROPQXAS, de Aline Albuquerque, e “Arquivos Confabulados: a colagem na construção de novas memórias”, de Gê Viana (MA) e Maurício Pokemon (PI), estarão expostas na Bodega Ecológica e Casa de Saberes Cego Aderaldo, e no Muro da Cidade, respectivamente. Também haverá uma série de exposições em vários locais, todas abertas ao público.

06 de junho, quinta-feira

Na quinta-feira, em Quixadá, haverá o workshop “Mulheres Luz, trajetórias e estratégias”, das 9h às 12h, com Mônica Maia, na Casa de Saberes Cego Aderaldo. Das 14h às 17h, Fernando Jorge ministra o curso Fotografia e Expressão, na Faculdade de Educação, Ciência e Letras do Sertão Central (FLECLESC). Às 15h30, Cecília Andrade realiza a Roda de Projeção “Quixadá no arquivo fotográfico de José Nilo Teixeira”, na Casa de Saberes Cego Aderaldo.

Às 17h30, também na Casa de Saberes Cego Aderaldo, haverá a abertura da exposição “quero me descobrir, mas tenho medo do posso encontrar”, seguida de uma conversa sobre a obra e o processo criativo da fotógrafa Jane Batista, com mediação de Patrícia Veloso. No Colégio Sagrado Coração de Jesus, às 18h30, acontecerá a abertura da exposição “Voar com as aves da caatinga”, resultado do projeto Qxas nas Escolas no colégio.

Às 20h, José Diniz realiza a palestra “[foto]livro de artista: processo e criação”, na Secretaria de Cultura/Fundação Cultural de Quixadá. Encerrando a programação de quinta, em Quixadá, às 21h30, na Praça da Cultura, haverá Projeção na Pedra da Convocatória Nacional, seguida de shows com David Einstein e Julio Jamaica.

Em Quixeramobim, a programação tem início a partir das 13h da quinta-feira, com o workshop de Alexandre Sequeira (PA), “A (Re)Invenção da Realidade – Fotografia, acontecimento e interpretação, na Casa de Antônio Conselheiro. Às 17h30, haverá a abertura da exposição “Memórias Afetivas”, do Quixeramobim Histórico, na icônica Ponte Metálica.

Às 19h, também na Casa de Antônio Conselheiro, Rafael Vilarouca (CE) irá abrir sua exposição “Quando o passado for presente, lembre de mim no futuro”, seguida de bate-papo, e, às 20h, Alexandre Sequeira (PA) ministrará a palestra “Vida, Arte e Autoficção Poética – Colhendo flores à beira do abismo”.

07 de junho, sexta-feira

Sexta-feira, a programação em Quixeramobim será toda na Casa de Antônio Conselheiro e começa às 14h30, com o workshop “[foto]livros e outros objetos: processo e criação do artista”, com José Diniz (RJ), seguida pelo Foto Passeio Festa de Antônio, guiado por Beto Skeff (CE), com saída às 17h. Às 17h30 haverá o lançamento do livro “Vá me desculpando qualquer coisa”, com Projeção Comentada das fotografias com o autor Emrah Kartal. Encerrando as atividades do dia, às 19h30, José Diniz retornará para a palestra: “[foto]livro de artista: processo e criação”.

Já em Quixadá, Alexandre Pinheiro (CE), será o guia de uma saída fotográfica para os monólitos, às 5h, saindo do Hotel Monólitos. Às 9h, Eustáquio Neves realizará o workshop “O Corpo como Arquivo”, na Casa de Saberes Cego Aderaldo. No mesmo horário, Fernando Jorge realiza o curso “Fotografia e Expressão”, na FECLESC Quixadá, que se estenderá também ao sábado.

No período da tarde, Marília Oliveira vai ministrar a palestra “Elas chegam pelo Mar”, às 14h, na FECLESC Quixadá. Das 14h às 17h, a Casa de Saberes Cego Aderaldo recebe Eder Chiodetto (SP), Fernando Jorge (CE) e Mônica Maia (SP) para uma Leitura de Portfólio. Rafael Brasileiro realiza o workshop Escrever Imagens, às 16h, na Secretaria de Cultura/Fundação Cultural de Quixadá.

O historiador, fotógrafo e pesquisador João Charlie (CE) realiza duas ações seguidas no final da tarde: às 17h30, a performance poética Cartografia Fragmentada, no Galpão da RFFSA, seguida pela Calçada da Memória, no Museu Histórico de Quixadá, às 18h.

A Secretaria de Cultura/Fundação Cultural de Quixadá receberá Gê Viana para a palestra “Colagem é Seiva”, às 20h, e logo em seguida, às 20h45, Maurício Pokemon (PI) fala sobre “Da vontade de ver o mar, onde ele não está”. O encerramento será às 21h30, na Praça da Cultura, com Projeções na Pedra da Convocatória Nacional e shows com Banda Tertúlia e Isaac Candido.

08 de junho, sábado

No sábado, em Quixeramobim, a Casa de Antônio Conselheiro irá receber uma oficina de Pinhole com Sabrina Moura, às 9h. Já às 10h, as curadoras Iana Soares, Maíra Gamarra e Elen Andrade participarão de conversa e projeção comentada sobre a Convocatória “tudo que já foi, é o começo do que vai vir”.

Em Quixadá, o dia iniciará às 5h, com mais uma saída fotográfica guiada por Alexandre Pinheiro para a Trilha Monólitos. Às 8h30, serão realizados os workshops A (Re)Invenção da Realidade – Fotografia, acontecimento e interpretação, com Alexandre Sequeira (PA), na Secretaria de Cultura/Fundação Cultural de Quixadá, e “[foto]livros e outros objetos: processo e criação do artista”, com José Diniz (RJ), na Casa de Saberes Cego Aderaldo. Às 10h, Sérgio Carvalho realiza a “Conversa com o Autor” no Galpão da RFFSA.

No período da tarde, Rafael Brasileiro dará continuidade ao workshop Escrever Imagens, às 14h, na Secretaria de Cultura/Fundação Cultural de Quixadá e, às 14h30, a Casa de Saberes Cego Aderaldo recebe novamente Eder Chiodetto (SP), Fernando Jorge (CE) e Mônica Maia (SP) para uma Leitura de Portfólio. Também na Casa de Saberes Cego Aderaldo, das 15h às 16h30, haverá uma Conversa com os Homenageados Patrícia Veloso e Eustáquio Neves. Às 16h30, o “Passeio Fotográfico Captando a Luz” levará os participantes para o Açude do Cedro.

À noite, a Secretaria de Cultura/Fundação Cultural de Quixadá irá receber Alexandre Sequeira, às 20h, para a palestra “Vida, Arte e Autoficção – Colhendo flores à beira do abismo”. Às 20h30, Eder Chiodetto (SP) fala sobre a obra da Claudia Andujar na palestra Cosmovisão. A solenidade de encerramento do QXAS 2024 será às 22h, na Fundação, seguida de Projeção da Pedra com os artistas selecionados na Convocatória, a performance Homens de Cinto, com o Coletivo Casulinho, e show com a banda Procurando Kalu.

 

 

Rafael Vilarouca

 

Exposições

“Tudo que já foi, é o começo do que vai vir”

Exposição coletiva resultado da convocatória nacional da V edição do QXAS.

Local: Praça do Leão – Período: 05 a 09 de junho – Quixadá

“Quero me descobrir, mas tenho medo do posso encontrar”, da fotógrafa Jane Batista

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo – Período: 06 a 14 de junho – Quixadá

“Quando o passado for presente, lembre de mim no futuro”, de Rafael Vilarouca (Icó – CE)

Local: Casa de Antônio Conselheiro – Período: 6 a 14 de junho – Quixeramobim

“Periferia Presente”, exposição coletiva de 7 fotógrafos da periferia de Fortaleza

Local:  FECLESC Quixadá – Período: 06 a 14 de junho – Quixadá

“Quixeramobim Histórico – fotografia instrumento de memória”, exposição de fotografias das primeiras décadas do século XX, de Zeca Fotografo, que integram acervo do Instituto Quixeramobim Histórico.

Local: Ponte Metálica – Período: 06 a 28 de junho – Quixeramobim

“Convocatória edição 2022”, exposição com fotos do resultado da convocatória em 2022

Local: Grades do IFCE – Período: 05 a 30 de junho – Quixadá

“Oficina do Suor”, do fotógrafo Sergio Carvalho

Local: Galpão da RFFESA – Período: 05 a 9 de junho – Quixadá

“Homo Sapions”, de Daniel Teixeira, Curadoria Diogenes Moura

Local: Museu Histórico Jacinto de Souza – Período: 05 a 14 de junho – Quixadá

“Voar com as Aves da Caatinga” – resultado do Qxas nas Escolas

Local: Colégio Sagrado Coração de Jesus – Período: 06 a 30 de julho – Quixadá

Instalações

Instalação Arquivos Confabulados: a colagem na construção de novas memórias, com Pokemon e G. Viana

Local: Praça da Casa da Pedra / Secretaria de Cultura/Fundação Cultural de Quixadá

– Quixadá

Período: Permanente

Instalação AGITPROPQXAS, com Aline Albuquerque

Local: Bodega Ecológica e Casa de Saberes Cego Aderaldo – Quixadá

Período: Permanente

QXAS FESTIVAL

O QXAS tem o objetivo de promover o intercâmbio entre a fotografia cearense e a produção contemporânea brasileira nos campos da expressão e do conhecimento e fomentar a produção cultural e artística, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e a difusão da fotografia brasileira. O QXAS faz parte da Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará e da Rede de Produtores de Fotografia do Brasil.

O Festival tem patrocínio do Banco do Nordeste, da Executiva Agronegócios e do Banco Itaú e a empresa Aniger Calçados. Conta com parcerias estratégicas com a Sertão TV, Sistema Maior de Comunicação, SESC Ler, Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Quixadá, Instituto Dragão do Mar, Casa de Antônio Conselheiro, Casa de Saberes Cego Aderaldo, Instituto Mirante, Museu da Imagem e do Som, Secretaria de Cultura e Governo do Estado do Ceará. A realização é da Conexões Criativas e Instituto da Fotografia, com o suporte da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil.

Serviço:

5º Festival de Fotografia do Sertão Central (QXAS)

Data: De 05 a 08/06

Quixadá | Quixeramobim

Mais informações: @festivalqxas

 

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !