6° Prêmio Ceará Encena: O Grande Encontro do Teatro Cearense está de volta

Grupo Arte de Viver volta a realizar a premiação no próximo dia 16 de maio, às 18h30, no Theatro José de Alencar
O Grupo Arte de Viver tem a honra e alegria de anunciar a 6ª edição do Prêmio Ceará Encena, que acontecerá no dia 16 de maio, às 18h30, no palco principal do Theatro José de Alencar,  no palco principal do Theatro José de Alencar. O evento, que já se consagrou como o grande encontro do teatro cearense, tem como objetivo reconhecer e valorizar aqueles que fizeram e fazem história na cena teatral cearense, dentro e fora dos palcos.
Assim como nos anos anteriores, a solenidade contará com uma comissão julgadora formada por renomados profissionais do teatro cearense: Hiroldo Serra, Hemetério Segundo, Almeida Júnior e Ueliton Rocon. A presença desses grandes nomes do teatro é um indicativo da seriedade e da importância do Prêmio Ceará Encena para a cultura local, além de ser o único prêmio de teatro cearense que conta com regulamento público anual e comissão julgadora que confere, analisa e destaca os espetáculos participantes. As homenageadas desta edição, todas mulheres, são Fernanda Quinderé, Graça Freitas, Nazaré Fontenele, Silvia Moura.
Outro destaque do evento será a participação especial de Dedim Gouveia Júnior, que promete animar  a noite com sua arte e talento.
O Grupo Arte de Viver, organizador do evento, reforça o compromisso de valorizar e difundir a cultura cearense, e espera contar com a presença de todos os amantes do teatro e da cultura local para celebrar mais uma edição do Prêmio Ceará Encena. O Apoio Institucional é do
Instituto Dragão do Mar, Theatro José de Alencar, Secretaria da Cultura e Governo do Ceará.
ARTE DE VIVER 
O Grupo Arte de Viver é o organizador do Prêmio Ceará *Encena* e, além disso, tem trabalhado incessantemente nos últimos anos para contribuir para o fortalecimento da cultura e do teatro cearense. Segundo o diretor do Prêmio Ceará Encena, Hemetério Segundo, o Grupo Arte de Viver tem como projeto para os próximos 5 anos consolidar ainda mais seus resultados no cenário teatral e artístico cearense, desbravar novos rumos para conquistar ainda mais seu público, contribuir para a formação de novos artistas em seu estado e sensibilizar a sociedade sobre a importância de se investir na arte, cultura e educação.
O Grupo Arte de Viver iniciou suas atividades no teatro em 2000, com uma peça de teatro chamada “Segundas Intenções”. A paixão pelo teatro cresceu e a partir daí o grupo se consolidou e hoje é uma referência no cenário teatral e artístico cearense.
Com uma trajetória de sucesso no cenário teatral cearense, o Grupo Arte de Viver vem se destacando por sua capacidade de inovar e produzir obras que, além de entreter, são capazes de sensibilizar e transformar a sociedade. Com a chegada de uma nova década, a equipe já começa a se planejar para os próximos cinco anos.
Segundo o diretor artístico da companhia, o grupo pretende firmar ainda mais sua presença no cenário teatral e artístico cearense, conquistando públicos cada vez maiores e diversificados. Além disso, a equipe deseja contribuir mais para a formação de novos artistas no estado e sensibilizar a sociedade e o poder público sobre a importância de se investir na arte e na cultura como elementos de primeira necessidade. Para o Grupo Arte de Viver, assim como a comida alimenta o corpo, a arte alimenta a alma e edifica o futuro.
HEMETÉRIO SEGUNDO, 25 ANOS DE TEATRO
Hemetério Segundo, diretor do Grupo Arte de Viver e criador do Prêmio Ceará Encena, está em festa, pelos seus 25 anos de teatro. “Esse é um grande ano, 25 anos não são 25 dias, é uma vida e merece ser celebrada. Na área educacional, a festa já começou, fui aprovado para fazer meu Doutorado em uma Instituição Federal de Ensino, o que muito me honra, principalmente depois de fazer e concluir diversas graduações e especializações nas áreas de arte, educação e tecnologia, de ter tido a oportunidade de fazer meu Mestrado na Europa, agora chegar no maior estágio acadêmico em uma instituição pública, para mim é uma honra, um presente que vem coroar minha trajetória de luta pela educação na sala de aula e sou muito grato por isso”, afirmou.
Hemetério também acabou de estrear um novo programa como apresentador, na rádio FM Benfica, onde entrevista personalidades do mundo das artes e da educação todas as semanas. “Recebi um convite para assumir um programa de rádio que, na verdade, não é apenas rádio, mas uma WebTV pois o programa é transmitido ao vivo, em som, imagem e inspiração pela FM Benfica. Pra mim o convite veio como uma confirmação, pois no ano dos meus 25 anos de teatro e educação, ser convidado para criar, apresentar e dirigir o nosso Hoje Tem, foi mais um sonho realizado”, completou Hemetério. O programa Hoje Tem vai ao ar na FM Benfica todas as sextas, ao vivo, das 18 às 19h.
NÚMEROS DA 6ª EDIÇÃO DO PRÊMIO ENCENA 
– O Prêmio é realizado desde 2015, parou em 2020, por conta da pandemia, mas agora está de volta
– No Prêmio não existem indicados, todos que saíram na lista publicada pelo Grupo são finalistas, pois figuram entre os 5 melhores do Estado em suas categorias
– O Prêmio possui a Categoria Formação, que destaca peças e artistas provenientes de cursos e oficinas, Categoria Principal, que destaca peças e artistas de grupos que já atuam no mercado cearense, e Categoria Especial, que homenageia grandes nomes do teatro do Ceará
– Nesta edição foram 42 espetáculos conferidos, mas apenas 24 montagens foram consideradas finalistas, sendo 9 peças da Categoria Formação e 15 da Categoria Principal
– Na solenidade o Júri vai conferir o Troféu do Prêmio Ceará Encena para o melhor de cada categoria, são ao todo 5 troféus para a Formação e 15 para a Principal.
SERVIÇO
6° PRÊMIO CEARÁ ENCENA
Dia 16 de maio, às 18h30, no palco principal do Theatro José de Alencar.
Entrada franca.
Informações: 85 99104-3360.

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !