O evento segue até sábado (10) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com uma programação variada com shows, filmes, oficinas, feiras e muito mais.
O Festival Agosto da Juventude iniciou nesta quinta-feira (8) com uma programação diversificada para os jovens cearenses. A abertura contou com o Festival AoGosto do Aluno, reunindo cerca de 1 mil estudantes de Fortaleza, Maracanaú, Itapipoca e Cascavel em um aulão motivacional preparatório e gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na Praça Verde do Centro Dragão do Mar. O evento, promovido pelo Governo do Ceará em parceria com a Secretaria da Juventude, Secretaria da Cultura e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), contou com a presença do governador Elmano de Freitas e autoridades estaduais.
O Festival AoGosto do Aluno, realizado em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc Ceará), é uma ação anual da Educação Estadual que busca motivar os estudantes antes do exame. Além de conteúdo pedagógico, o rapper, escritor e empresário Felipe Rima compartilhou sua trajetória de vida e inspirou os estudantes presentes, encorajando os jovens a perseguir seus sonhos.
Durante a solenidade de abertura do festival, o governador Elmano de Freitas anunciou a entrega de 240 mil tablets para estudantes do Ensino Médio do Ceará. A distribuição dos equipamentos está prevista para o mês de agosto. Em seu discurso, o governador destacou a importância do investimento na inclusão digital para garantir o acesso à tecnologia aos estudantes cearenses. “Os mais de R$ 100 milhões [de investimento] é do suor sagrado do povo cearense que está permitindo comprar esses tablets. Quando virem qualquer trabalhador, foi ele que garantiu o tablet para vocês”, afirmou o governador.
De acordo com a secretária de Juventude, Adelita Monteiro, esse é um dos maiores festivais de juventude do Brasil. “Isso acontece no único estado brasileiro que tem uma secretaria da juventude. Quando o governador coloca a juventude no primeiro escalão, mostra que é prioridade. Durante os três dias de festival, vocês terão oportunidade nos mais diversos campos da vida”, pontuou.
A estudante Maria Eduarda Rebouças, da EEEP Jaime Alencar de Oliveira, representou os alunos presentes e discursou para as autoridades. Ela ressaltou a importância de uma educação que prepare não apenas para o ensino superior, mas também para a vida. “Essa iniciativa é muito importante porque mostra o comprometimento das escolas, da comunidade e do estado com o desenvolvimento dos alunos da rede pública. Esse momento [de aprendizado] é mais dinâmico e descontraído, diferente do que a gente tem na sala de aula. É muito legal também que estão incluindo cultura e arte junto com a educação tradicional. E melhor ainda que está acontecendo no mês do estudante, então a gente se sente mais representado”, frisou.
A estudante Keteley Uchoa, da Escola Padre Arimateia Diniz, do município de Cascavel, também vibrou com o evento. “É um ótimo incentivo para os alunos que estão começando e terminando sua trajetória educacional”, disse.
Estiveram presentes na solenidade os secretários estaduais Adelita Monteiro (Juventude), Eliana Estrela (Educação), Rafael Felismino (Cultura), Vladyson Viana (Trabalho), Rogério Pinheiro (Esporte), Juliana Alves (Povos Indígenas), Zelma Madeira (Igualdade Racial) e Narciso Júnior (Diversidade).
Além do aulão do ENEM, a Seduc Ceará, também, promove no Festival Agosto das Juventudes a Mostra de Arte e Cultura Festival Alunos que Inspiram, que segue até amanhã (09), das 14h às 18h, na Arena Dragão do Mar, produzida pelos próprios estudantes. A programação da Seduc Ceará incluiu ainda duas atividades na sexta-feira (9), ocorrendo simultaneamente nas salas do Cinema do Dragão, das 9h às 12h: o Conexão CE, que apresenta as políticas públicas da juventude da Sejuv Ceará para professores da rede estadual de ensino e o Observe CE, que oferece uma oportunidade para os participantes refletirem sobre suas práticas.