ArcelorMittal Pecém abre 70 vagas para inscrição no programa Aprendiz  

703 jovens já participaram do programa que capacita para carreira em siderurgia e para futuras oportunidades na empresa 

 

Estão abertas as inscrições para o programa Jovem Aprendiz ArcelorMittal Pecém, com vagas também para Pessoa com Deficiência (PCD). As inscrições vão até o dia 1º de maio e podem ser feitas pelo link (https://arcelormittalpecem.gupy.io/). O programa da ArcelorMittal Pecém vai ofertar 70 vagas distribuídas entre os cursos de Operador de Processo Siderúrgico e Operador de Manutenção Eletromecânica. O ingresso dos selecionados ocorrerá ao longo do segundo semestre de 2023.  

A prioridade é selecionar aprendizes que residam em municípios próximos à ArcelorMittal, como São Gonçalo do Amarante e Caucaia. Para o Aprendiz PCD, a contratação abrange todo o Ceará. O Jovem Aprendiz ArcelorMittal Pecém conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai-CE), que nos auxilia na capacitação desses jovens.  

O sonho da aprendizagem industrial  

Atualmente, 80 aprendizes estão em formação na ArcelorMittal Pecém. O Matheus Oliveira de Andrade, 20 anos, mora no Pecém e integra a turma de Aprendizes. “Está sendo uma realização de uma meta pessoal e profissional, que é trabalhar em um dos ramos da tecnologia e das ciências na indústria que é a produção de aço”, conta.  

Já o Ely Samoel de Freitas, que também tem 20 anos, reside em Croatá, localidade de São Gonçalo do Amarante. “Eu diria que é uma oportunidade única. É meu primeiro emprego de carteira assinada, um sonho realizado”.  

O Paulo Kevin, 21 anos, mora no bairro Grilo, em Caucaia. Ele agradeceu: “Sou muito grato a Deus pela oportunidade. Venho aprendendo bastante, dia após dia, na área do Alto-Forno, com a equipe da manutenção elétrica e também no embasamento teórico. Fui muito bem recebido e abraçado por toda a família ArcelorMittal Pecém!”.  

A Vivian Santos, de 19 anos, é moradora da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, e também está na turma. “Além de vivenciar de perto como a sua área impacta na produção do aço, você consegue aprender sobre tudo o que acontece neste segmento, desde a matéria-prima que vem pelo Porto, até as placas de aço que saem em direção ao mesmo”, comemora.  

Números do Programa Aprendiz ArcelorMittal Pecém  

Já participaram do programa 703 aprendizes, dos quais: 

  • 296 de São Gonçalo do Amarante; 
  • 225 de Caucaia; 
  • 84 de Paracuru; 
  • 79 de Fortaleza; 
  • 10 de Maracanaú; 
  • 4 Pacatuba; 
  • 2 Paraipaba; 
  • 1 Pacajus; 
  • 1 São Luís do Curu; 
  • 1 Croatá. 
  • 335 aprendizes já foram contratados.  

Aço é ArcelorMittal  

A ArcelorMittal Pecém faz parte do Grupo ArcelorMittal, líder mundial da produção de aço, com presença industrial em mais de 16 países e cerca de 160 mil empregados e clientes em mais de 155 países. São mais de 30 unidades na América Latina (Brasil, Argentina, Costa Rica e Venezuela), com cerca de 20 mil empregados e produção de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto por ano – incluindo o Pecém. A unidade no Pecém é a primeira produtora de aço integrada no Nordeste.

SERVIÇO 

Inscrições para o programa Aprendiz: 20/04 a 01/05 

Etapas: Triagem dos currículos, convocação, dinâmica de grupo, avaliação médica e testes psicológicos 

Admissão prevista: agosto de 2023

 

Requisitos 

Para Aprendiz: de 18 a 23 anos; ter concluído Ensino Médio ou Técnico; residir em municípios próximos à ArcelorMittal Pecém. 

Para Aprendiz PCD: a partir de 18 anos – sem limite de idade; ser pessoa com deficiência, ter concluído Ensino Médio ou Técnico; 


Salário e Benefícios

  • Salário compatível com a Lei da Aprendizagem; 
  • Transporte; 
  • Refeição na empresa; 
  • Vale alimentação; 
  • Plano de Saúde e Odontológico; 
  • Seguro de Vida.   

Formação teórica e prática

Curso: Operador de Processo Siderúrgico (55 vagas) 

Carga horária: conforme prevista na Lei de Aprendizagem 

Local: dependências da ArcelorMittal Pecém 

 

Curso: Operador de Manutenção Eletromecânica (15 vagas) 

Carga horária: conforme prevista na Lei de Aprendizagem 

Local: dependências da ArcelorMittal Pecém 

Inscrições: https://arcelormittalpecem.gupy.io/ 

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !