O valor arrecadado com a destinação será revertido para a manter ativos os 16 programas sociais da instituição, ações que apoiam e acolhem o paciente e sua família desde a entrada no hospital até o pós-tratamento.
Com o período de declaração do Imposto de Renda chegando ao fim no próximo dia 31, muitos contribuintes ainda têm dúvida sobre o processo de destinar parte do seu IR para uma causa social. Com o objetivo de elucidar as principais dúvidas sobre o assunto, a Associação Peter Pan lança nesta segunda-feira (15) um canal de atendimento no qual os declarantes poderão se informar sobre o passo a passo da destinação. O contato pode ser realizado via WhatsApp nos telefones (85) 9 9994-8171 e 4008-4109, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Admara Pinheiro, Gerente de Captação de Recursos da instituição, explica o que motivou a realização desse mutirão do bem. “O ato de destinar parte do imposto é uma escolha por ajudar uma causa nobre sem gastar nenhum valor a mais para isso. Apesar de ser algo simples, que contribui tanto para quem recebe como para quem doa, ainda existe um tabu acerca do assunto. Muitos contribuintes têm dúvidas se no final precisarão pagar algo a mais, além de não saberem com clareza como fazer o procedimento da destinação. Abrimos esse canal porque queremos ajudá-los nessa reta final. Muitas pessoas querem fazer o bem, só não sabem como”.
O prazo para declarar e destinar segue até o dia 31 de maio e o contribuinte que fizer a declaração pelo modelo completo pode destinar até 3% do valor da Declaração para a Associação Peter Pan. Ao final do processo, após emissão e pagamento do DARF, o declarante deve enviar o DARF e comprovante de pagamento para WhatsApp de atendimento acima ou através do email doe@app.org.br.
O valor arrecadado será direcionado para os 16 programas sociais da instituição, que compreendem distribuição de cestas nutricionais, reformas e adaptações de casas, doação de cadeiras de rodas, realização de sonhos, apoio a viagens para a realização de tratamentos e procedimentos cirúrgicos em outros estados e diversas outras iniciativas que têm proporcionado melhor qualidade de vida às crianças e aos seus familiares.
As vantagens de destinar
A destinação do Imposto de Renda não se trata de uma doação direta, portanto não é despendido nenhum valor além daquele devido. Assim, a destinação não acarreta nenhum ônus fiscal para o contribuinte, pois trata-se de uma renúncia fiscal do Tesouro para um projeto social.
Outro ponto positivo é a garantia de que o valor destinado pelo cidadão será realmente utilizado por uma instituição séria e que empregará o recurso de forma responsável e transparente na luta contra o câncer infantil.