Atravessamentos do tempo: projeto musical e visual de Izza propõe experimentar o cotidiano de forma poética 

Cantora e compositora lança projeto autoral inédito de singles e clipes

a partir de Janeiro

“Frisson e outras coisas” é o nome que leva o novo trabalho autoral da cantora e compositora Izza, uma quadrilogia de singles e clipes. Criado durante o isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19, o projeto é uma experiência sonora e audiovisual que mira na potência poética do cotidiano e nas transformações dos sentimentos ao longo da passagem do tempo. Nesse sentido, as estações do ano compõem um pano de fundo simbólico para os singles e clipes a serem lançados ao longo de 2023. O primeiro, “Frisson”, chega em todas as plataformas digitais dia 12 de Janeiro. 

Depois de cinco anos desde seu último álbum de estúdio, Cosmópolis (2017), estreia de Izza como cantora solo autoral, o projeto marca uma nova fase de criação artística. Ele emerge após um misto de grande circulação da cantora, dentro e fora do país, seguida pelo isolamento total durante dois anos de pandemia. 

A interrupção das rotinas de trabalho e o confinamento em casa levaram Izza a reflexões sobre o propósito dos artistas no caos: “Eu queria um projeto que falasse da poesia do cotidiano, trazendo nosso olhar para o banal, o simples, para que possamos enxergar potência na fragilidade. Porque a arte tá em tudo, tá na vida como ela é, não apenas nos meios da espetacularização. O que sobra de uma artista sem os holofotes?”, questiona a cantora.

Inspirada pelas óticas poéticas de figuras como Clarice Lispector e Matilde Campilho, Izza confeccionou suas músicas como se fossem passagens de um diário, escrevendo sobre seus sentimentos que atravessam a passagem do tempo e que se transformam assim como o mundo à sua volta se transforma. 

Criados juntamente com músicos Matheus Lucena e Gilmar Iria,  que também participaram dos dois últimos lançamentos, Izza & a Kombi Azul Ao Vivo (2019) e Cosmópolis (2017), os singles e clipes retratam Izza atravessando diferentes sonoridades e temáticas, mas sempre de olho na relação do ser humano com seus sentimentos. “Frisson”, o single que inaugura a quadrilogia, retrata a força da paixão em seu estado primaveril com uma textura etérea das guitarras. 

single estará acompanhado por um clipe, mas o que vemos na tela não é traducional. Izza confecciona poemas visuais que remetem aos antigos vídeos caseiros que, assim como suas composições, fitam o cotidiano e revelam o extraordinário. 

Os ouvintes podem acompanhar o lançamento dia 12 de janeiro (quinta-feira), pelas plataformas de streaming, Instagram e canal do YouTube da cantora.

SOBRE IZZA

Izza é cantora e compositora. Natural de Fortaleza (CE) e radicada em Belo Horizonte há mais de dez anos, a artista estabelece diálogo sensível entre a MPB e a música indie. Sua voz marcante mistura delicadeza e intensidade através de domínio da técnica e emoção. Com formação no teatro e na música, Izza consegue levar para suas canções e apresentações a expressividade que aproxima o público, explorando o melhor de cada linguagem artística. “Cosmópolis” (2017), EP de lançamento de sua carreira solo, é seu trabalho mais autoral, íntimo e pessoal. 

Com o lançamento do DVD “Izza & a Kombi Azul Ao Vivo” (2019) consolida sua banda, formada por músicos mineiros que abraçam seu repertório autoral. O projeto ganhou palco de festivais importantes realizando turnês nacionais e internacionais. Também a parceria com a Orquestra Arte Nossa possibilitou a circulação do “Izza & Orquestras Brasileiras”, com concertos e residências artísticas em diferentes cidades brasileiras. Em 2020, foi indicada ao Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas por Melhor Trilha Sonora Original pelo espetáculo “Maternar” (Cia Quatro Quartos). 

Frisson

(Izza)

Voz: Izza

Guitarras: Matheus Lucena

Direção musical: Izza e Matheus Lucena

Foto: Flávio Souza Cruz

Tags

Compartilhar:

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !