“Caminhada de Segurança do Paciente”: profissionais das UPAs participam de treinamento

 

Gestores e outros colaboradores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) gerenciadas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) participaram, nessa terça-feira (24), do treinamento Caminhada de Segurança do Paciente. A iniciativa objetiva capacitar equipes de gestão e assistentes administrativos para aplicação de checklists e preenchimento de planilhas de gerenciamento.

 

Dentre os pontos avaliados na lista de checagem, estão: comunicação efetiva, segurança da cadeia medicamentosa, higienização das mãos, prevenção de lesões por pressão e prevenção de queda. Na ocasião, também foi abordado o manejo de protocolos clínicos.

 

Os gestores foram divididos em grupos. Cada equipe vivenciou atividades práticas e testes de conhecimentos sobre a aplicabilidade dos protocolos em estudos de casos comuns na rotina de atendimento nas unidades.

 

“Foi uma ótima oportunidade para tirar dúvidas dos profissionais e reforçar a importância da observação dos elementos de identificação do paciente e de prontuários de registros. A mobilização da equipe é fundamental para a eficácia do trabalho”, afirma Elis Albuquerque, analista de Qualidade e Segurança da Gestão UPAs.

 

Caminhada de Segurança do Paciente

 

O checklist já foi implantado em quatro unidades e a proposta é que seja implantado nas demais unidades de pronto atendimento geridas pelo ISGH a partir de Fevereiro deste ano. A ação já promoveu alguns avanços, entre eles a implantação da identificação de dietas orais e sinalização, além de implantação de nova placa no leito. Outros avanços em destaque são o treinamento da equipe multiprofissional sobre Protocolo de Prevenção de Quedas e produção de folder educativo para orientação de acompanhantes que será implantado em breve.

 

Os profissionais receberam, ainda, treinamento da equipe multiprofissional sobre o Protocolo de Prevenção de Quedas. Materiais educativos também foram preparados para orientar acompanhantes de pacientes.