Cantora Leila Pinheiro realiza show gratuito na Tapera das Artes, em Aquiraz, no dia 27 de abril

A apresentação acontece às 19 horas e marca a abertura da Temporada 2023 do “Encontro Mestre & Aprendiz”, que trará músicos nacionais e internacionais para espetáculos gratuitos na instituição ao longo do ano

No dia 27 de abril, às 19h, a Tapera das Artes, em Aquiraz, promove o show “A voz na música instrumental brasileira, no gesto artístico de Leila Pinheiro”, com a artista cantando os grandes sucessos do seu repertório. Também sobem ao palco o Coro Canto Livre, a Tapera Arte Ensemble e a Tapera Acadêmica, com alunos e professores da instituição. Na ocasião, também irá ocorrer o lançamento da Orquestra Popular de Repertório (OPR), formada por professores e alunos da Tapera das Artes, além dos músicos da residência artística. A entrada é gratuita, sujeita a disponibilidade do espaço. Os ingressos estão disponíveis por meio da plataforma Sympla – https://www.sympla.com.br.

A apresentação marca a abertura das atividades de 2023 do projeto “Encontro Mestre & Aprendiz”, que está em sua quinta edição, intitulada “No Palco & Na Vida”. Neste ano, será apresentada uma série de sete encontros temáticos, entre mestres consagrados no cenário nacional e internacional da música instrumental, professores-músicos profissionais e estudantes de música. “Iremos promover encontros formativos para habilidade técnica e questões interpretativas dos diversos gêneros da música, palestras e workshops temáticos, finalizando com concertos interativos a fim de utilizar a expertises desses grandes músicos para potencializar novos processos criativos de grupos musicais locais, além de fomentar a formação de plateia. Tudo gratuitamente”, explica Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes.

Serão beneficiadas diretamente 4200 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e seus educadores e o público presente nos concertos interativos. “O programa possibilita profundos toques da paisagem sonora brasileira, ao tempo em que também promove e estimula a regionalização da produção cultural e artística com a valorização dos recursos humanos e conteúdos locais”, explica o maestro Ênio Antunes, diretor artístico e pedagógico do Encontro Mestre &Aprendiz. “Nesse novo tempo do projeto, será apresentado o “Conexão Cultura Musical”, com dois momentos de grande importância para a formação de público: a Roda de Conversa e o Ensaio Aberto. Nesse sentido, iremos contribuir para a proficiência daqueles que se propõe a trabalhar a linguagem técnica musical, os instrumentos de orquestra, a banda sinfônica, o coro e outras formações. Um público será formado com afeto e atenção”, complementa o maestro Ênio Antunes.

Ao longo do ano, ainda irão se apresentar na Tapera das Artes o mestre Jaime Ernest Dias (violão), prof. dr. Alexandre Ritter (contrabaixo), prof. dr. Márcio Landi (Regência), maestro Spok (músicas e danças regionais com foco nas origens da cultura popular, arranjo e produção cultural), Paulo Braga (piano, composição, arranjo, gestão pedagógica e produção musical e cultural); maestro Moisés Inácio (regência e instrumentos de metais), maestro Marcelo Corrêa (regência e instrumentos de madeiras com o projeto “Pra Ver a Banda Tocar”), maestro Abel Rocha (regência, produção musical e artística), Davide Carbone (canto, produção musical e artística), e Nelson Ayres (piano, regência, composição e arranjo, produção musical e artística).

A quinta edição do “Encontro Mestre & Aprendiz – No Palco Na Vida” é uma realização da Lei de Incentivo à Cultura, Imaginário e Tapera das Artes; com co-realização Enartes e Prefeitura de Aquiraz; patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, Frezenius Kabi, Petrorecôncavo, Grupo FAN, Marquise Ambiental e Companhia de Gás (Cegás). Agradecimento a Enel.

Saiba mais sobre Leila Pinheiro

Um dos maiores nomes da música popular brasileira, Leila Pinheiro é intérprete, compositora e pianista. Gravou seu primeiro LP em 1981 e,1985, ganhou o prêmio de cantora-revelação no Festival dos Festivais, da TV Globo, onde defendeu o samba Verde, de Eduardo Gudin e José Carlos Costa Neto, seu primeiro sucesso radiofônico. Em seus 42 anos de carreira, gravou 23 álbuns e três DVDs, interpretando o cancioneiro brasileiro clássico, apresentando novos

compositores e fazendo releituras de sucessos populares de todos os gêneros.

Tapera das Artes – Uma Escola da Vida

Completando em 2023 seus 40 anos de existência, a instituição Tapera das Artes é uma escola de vida, trazendo a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes. Localizada em Aquiraz, oferece na sua grade curricular pedagógica 12 modalidades de ateliês de música, para um público de 1.500 crianças e adolescentes em um programa prioritariamente voltado para estudantes de escolas públicas, proveniente de famílias de baixa renda.

Compartilhar: