CCC realiza curso para orientar cuidadores a lidar com pacientes acamados

 

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), promove até o dia 02 de junho a terceira edição do Curso de Cuidadores.

Voltada para cuidadores da CCC e do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), a capacitação teve início na segunda-feira (29) e tem o objetivo de preparar o cuidador para lidar com situações inerentes ao paciente acamado e evitar uma reinternação hospitalar. As inscrições são divulgadas internamente, entre os cuidadores das duas instituições.

Entre os assuntos abordados estão: sondas, higiene, curativos, feridas, mobilização e cuidados com as vias respiratórias, alimentação do paciente acamado e higiene bucal, clínica do paciente acamado, cuidados paliativos e intercorrências no domicílio, atenção ao cuidador e direitos, deveres do cuidador e administração de medicamentos.

“Selecionamos os assuntos que julgamos importantes para manter o paciente seguro na residência”, explica a coordenadora de Fisioterapia da CCC, Aryadne Marques.

Nesta terceira edição, foram inseridos 3 novos tópicos que não eram oferecidos nos cursos anteriores. “Adicionamos os assuntos: contenção do paciente acamado; descarte correto de medicamentos e materiais médico-hospitalares; e intercorrências no domicílio. Além disso, estamos investindo cada vez mais nas metodologias ativas de ensino para tornar o aprendizado mais fácil e prazeroso”, acrescenta a coordenadora.

O curso oferece uma certificação de 40 horas ao cuidador, sendo voltado para aqueles que estão exercendo o trabalho pela primeira vez ou ainda para aqueles que já possuem experiência e querem aprofundar os conhecimentos. “Independente disso, todos saem preparados para cuidar de um paciente no domicílio com muita segurança e sabendo lidar com intercorrências”, finaliza Aryadne.

Compartilhar:

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !