CDL Jovem consolida ainda mais sua atuação entre jovens empreendedores e empresários de Fortaleza

Foto: Roberto Leite Jr

Atual presidente da entidade, Roberto Leite Junior, faz balanço de uma gestão marcada por conquistas e aprendizados.

Integrar jovens empreendedores e líderes, promovendo o conhecimento, a colaboração mútua e o compartilhamento de experiências. Essa é uma das missões da CDL Jovem, que, há 21 anos, atua para que empresários e sucessores de empresas cearenses da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza possam transformar seus negócios, tendo como princípio o espírito de liderança e empreendedorismo. Mais do que nunca, a entidade reconhece e potencializa o conhecimento destes jovens empresários para o desenvolvimento do Ceará – e até do Brasil – em seus mais diferentes aspectos.

A CDL Jovem surgiu oficialmente em Fortaleza no dia 11 de junho de 2001. E nos últimos anos, vem atuando ainda no sentido de trazer novas soluções, ideias e pensamentos sobre como os empreendedores podem inovar em suas empresas e processos. “Inovação, talvez, seja o que mais buscamos reforçar hoje. Queremos mostrar a importância de pensar novas estratégias e tendências. É importante que a gente tenha esse olhar para o futuro para pensar e trabalhar o presente, mas sem abrir mão do que aqueles que vieram antes de nós construíram e ainda constroem”, explica Roberto Leite Junior, presidente da CDL Jovem. Nesse sentido, como o próprio faz questão de frisar, durante as comemorações dos 20 anos da entidade a atual promoveu momentos com todos os ex-presidentes, por entender que uma trajetória de sucesso se constrói com união e aprendizado.

Roberto Leite Junior assumiu a presidência da CDL Jovem em 2021.  Sua gestão propôs, desde o início, elevar o empreendedorismo jovem a um patamar de protagonismo dos desafios e oportunidades. Diante de tempos tão dinâmicos e incertos, a curiosidade, ousadia e cultura nativa digital dos jovens são ativos estratégicos para o desenvolvimento de negócios inovadores mais competitivos e sustentáveis.

Vale destacar a atuação da CDL Jovem diante dos desafios enfrentados pelos empreendedores cearenses em razão da pandemia da Covid-19. Mais do que nunca, foi necessário união e planejamento. Não por acaso, durante a pandemia, o número de associados saltou de 120 para 230. “Na prática, foram planejadas novas soluções integrativas e de troca de experiência entre os associados, além de ações de conhecimento com convidados de peso do mercado local e nacional, com destaque para os almoços que promovemos com nomes como Severino Ramalho, Mauro Albuquerque, Neto, Ari de Sá Neto, Águeda Muniz, Elias Leite, Joselma Oliveira, dentre outros”, pontua Roberto.

Inovação e pioneirismo

Uma das iniciativas pioneiras idealizadas pela CDL Jovem é o Inova Varejo, evento que tem como objetivo promover um ecossistema de progressão e aceleração empresarial a nível nacional, com a abordagem de temas fundamentais para aperfeiçoar a operação de um negócio varejista. Além disso, como destaca o presidente da entidade, o Inova Varejo também promove troca de ideias e experiências sobre ferramentas que otimizarão o processo de vendas e fomentarão ainda mais o mercado com novas tecnologias.

O presidente da CDL Jovem também destaca as missões empresariais, as “big trips”, quando os empreendedores cearenses vão para outras cidades trocar experiências com outras empresas e empreendedores. Conforme explica Roberto Leite Junior, a ideia é justamente sair da zona de conforto, ou seja, dos associados terem a chance de conhecer uma outra cultura e realidade, possibilitando novas formas de fazer e pensar ao retornarem para Fortaleza com mais conhecimento na bagagem. Nos últimos dois anos, a CDL Jovem visitou Manaus, Belo Horizonte e Curitiba.

E nessa busca constante por novos desafios, pela criação e execução de oportunidades e projetos, a CDL Jovem de Fortaleza criou o Seminário Grandes Nomes, criado com o objetivo de reunir especialistas locais e nacionais para discussão de temas relacionados, como inovação, empreendedorismo, marketing e gestão no varejo. Quem já participou do evento foi Ricardo Rocha, da Softbox/Luizalabs da Magazine Luiza, Leandro Baran, Louis Burlamaqui, que atua há mais de 30 anos em cerca 250 organizações, como Vale, Grupo TAUA, CSP, Gerdeu e Unimed Brasil, dentre outras.

Outra iniciativa encabeçada pela CDL Jovem e que já está marcada no calendário do comércio cearense é o DLI, o Dia Livre de Impostos, campanha que tem o objetivo de conscientizar lojistas e consumidores sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos. Em 2022, a ação proporcionou um bom incremento nas vendas de mais de 200 lojas participantes localizadas nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy e nas ruas de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza. Isso, tendo em vista que cada lojista arcou com os custos da taxação, que não foram repassados aos consumidores neste dia, o que possibilitou oferecer produtos com até 70% de desconto.

De acordo com levantamento dos lojistas, houve um aumento de 50% no fluxo de clientes nos shoppings RioMar e tivemos diversas lojas de rua com impacto de 20% a 40% nas vendas, se comparado a um dia sem o DLI. Os feedbacks dos lojistas participantes foram bastante positivos, segundo o presidente da CDL Jovem de Fortaleza, Roberto Leite Júnior.

“Tivemos retorno de lojistas parabenizando pela ação e informando que tiveram lojas que venderam 10 vezes mais, outra que vendeu em um dia correspondente a 8 dias. Estabelecimento que teve o melhor dia de vendas do ano, ganhando do Natal e batendo recorde histórico de maior venda em um dia em uma única loja. Então, tivemos excelentes resultados relacionados ao que nós injetamos na economia. Superou as nossas expectativas”, completa.

Responsabilidade social

A gestão de Roberto Leite Junior na CDL Jovem também vem se destacando no aspecto social, principalmente diante da realidade de tantas pessoas em vulnerabilidade em Fortaleza. “Um dos nossos focos foi atuar justamente nas periferias, por meio de visitas a capacitações, bem como o apoio a instituições que tenham objetivo de devolver a dignidade a essas pessoas. A ideia é também seguir atuando em prol do empreendedorismo social”, destaca o presidente da entidade.

Em outubro, por exemplo, a CDL Jovem realizou no Shopping Eusébio uma ação para comemorar o Dia das Crianças, por meio do projeto Solidarize-se, criado pela entidade e que atua em parceria com voluntários, instituições e organizações não governamentais, que atendeu 50 meninos e meninas de creche pública do Município e oriundas do bairro Jangurussu, de Fortaleza. Na ocasião, as crianças participaram de uma sessão especial de cinema, com direito a pipoca e refrigerante, além de brincadeiras e outras atividades lúdicas.

“Temos o compromisso de contribuir diretamente para o desenvolvimento humano como um todo, principalmente no que se refere às crianças. Esta ação visa não apenas ser um momento de celebração, mas de mostrar que todos podem fazer a sua parte em prol daqueles que mais precisam”, finaliza Roberto

Tags

Compartilhar:

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !