Colégio administrado pela Multiverso Educação concorre a certificação Escola Farol do Programa Líder em Mim

Atualmente, apenas cinco escolas no Brasil possuem o Selo Dourado da certificação

O Colégio Multiverso, em Fortaleza, administrado pela Multiverso Educação, concorre a certificação Escola Farol, do Programa Líder em Mim, que trabalha um conjunto de habilidades sociais e emocionais impactantes nos comportamentos, atitudes, modos de pensar e sentir dos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.

A escola é uma das duas na região Nordeste a pleitear o selo internacional, que, atualmente, contempla cinco escolas no Brasil, todas na região Sudeste. O colégio recebeu visita da equipe de representantes do programa, para avaliar a implantação do programa, que desenvolve práticas de liderança e habilidades socioemocionais. Após essa vistoria, os dados colhidos são analisados pela FranklinCovey Education, nos Estados Unidos, que executa o programa no Brasil em conjunto com a SOMOS Educação, empresa de educação básica do país que mantém portfólio de soluções educacionais. 

Segundo a Diretora Pedagógica da Multiverso Educação, Rosemary Pontes, “esse reconhecimento confirma toda a nossa dedicação e cuidado em oferecer educação pautada em valores humanos e competências que nossos alunos aplicam em toda a vida, seja na escola, seja em outros ambientes e ocasiões”.

Programa Líder em Mim

Utilizado no Colégio Universo desde 2018, o programa trabalha a aprendizagem socioemocional, estimulando descobertas e autoconhecimento, além de sentimentos relacionados a afinidade com estudos e como é possível construir relações positivas.

“Eu gosto do inusitado e de criar. Nós executamos o Programa Líder em Mim na escola, e hoje eu digo que esse programa é a alma do Colégio Universo. Adotamos essa iniciativa há cinco anos, na qual ela trabalha sete hábitos, começando pela proatividade. São características de liderança e os alunos acabam se apaixonando pela metodologia”, afirma Pontes.

O desenvolvimento das competências socioemocionais é feito a partir de sistemática em que alunos e equipe escolar refletem sobre formas diferentes de enxergar as situações (VER), mudam comportamentos (FAZER) e, assim, conseguem alcançar resultados diferentes e consistentes (OBTER). O foco dessa transformação se dá nas dimensões de liderança, cultura e acadêmica.

Todas essas orientações são feitas a partir da recomendação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O programa Líder em Mim é adquirido pelos pais e/ou responsáveis e tem material didático próprio, integrando semanalmente a grade curricular das aulas. Os professores passam por um treinamento anual para ministrarem esses direcionamentos.