Com lucros bilionários no Brasil, mercado da beleza masculina é destaque no Outlet Feira Regional da Beleza

Quando se fala em mercado da beleza, a primeira clientela que muitos imaginam são as mulheres, vistas há décadas como únicas consumidoras do setor. Mas engana-se que o segmento é voltado apenas ao público feminino. A procura por produtos e serviços voltados aos homens têm crescido em todo o mundo – em especial, no Brasil. O país representa 13% do mercado global de produtos e serviços voltado ao cuidado dos homens, de acordo com dados do Euromonitor, empresa londrina de pesquisa de mercado. Sintonizada com esse avanço do setor, uma gama de novidades dedicadas aos homens estará presente na 2ª edição da “Outlet Feira Regional da Beleza”, que tem data marcada nos dias 21 a 23 de abril, no Pavilhão Almofala, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

 

O evento organizado pela Associação de Cabeleireiros do Estado do Ceará (ACEC), presidida pelo cabeleireiro e hair stylist Gurgel do Amaral, está em consonância com um crescimento não só mundial, mas também regional. “Nossa maior recompensa é ver o crescimento do outlet, que nesta segunda edição contará com sete estandes com produtos e serviços dedicados à beleza masculina. Trabalhamos incansavelmente para que os profissionais locais possam ter acesso aos mais diferentes produtos e com preços competitivos”, explica Gurgel do Amaral. Uma das empresas confirmadas na feira é a FS Distribuidora, marca especializada na distribuição de itens de barbearia que participará pela primeira vez no evento. Para o proprietário Flávio Sabino, mais do que a comercialização desses produtos, a empresa também é comprometida na mudança de pensamento a respeito do universo de beleza masculina.

 

“Nossa função é disseminar no meio profissional uma adaptação e evolução diária na comercialização de produtos que fomentem, no mundo masculino, o uso de cosméticos além de alimentar, cada vez mais, a vaidade masculina que é tão aflorada, mas que, às vezes, é pouco explorada justamente por falta de opções no mercado”, explica o empresário. Ele adiantou que levará para o Outlet uma variedade de produtos e preços atraentes, tanto para o público masculino como também o feminino.

 

Só no Ceará foram catalogadas no último mês de fevereiro mais de 90 mil empreendimentos ativos voltados à atividades estéticas, como cabeleireiros, manicures, pedicure, comércios varejistas de produtos cosméticos, perfumaria, higiene pessoal, além de fábricas especializadas no ramo. As informações foram levantadas pelo SEBRAE, que também registrou o surgimento de cerca de 12 mil empreendimentos inaugurados no estado somente em 2023. Vale lembrar que o Brasil ocupa o segundo lugar entre os países que mais lançam produtos de beleza, além de estar em quarto lugar entre os que mais consomem, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) divulgado em dezembro de 2023.

 

Gigante latino-americano no setor, o Brasil alcançou a marca de R$ 124,5 bilhões em vendas de produtos cosméticos em 2021 e pode ultrapassar o índice de R$ 130 bilhões em 2026, conforme pesquisa do órgão de pesquisa alemã Statista. Tais números são favoráveis para investidores estrangeiros que querem investir no país. É o caso de Raza Sami Ullah, empresário paquistanês dono da marca Fênix Tesouras. A loja é especializada em itens personalizados de barbearia, como tesouras, capas e aventais, todos fabricados no Paquistão e exportados para o Brasil.

 

Na visão da empresa, o crescimento das barbearias tem sido um fator que impulsionou a atenção dos homens com o mercado estético. “Sentimos que o crescimento da barbearia em relação ao salão, tanto masculino como feminino, tem crescido muito mais. Na nossa percepção, esse crescimento chega a ser de 60% em comparação aos salões”, analisa Ullah, que já esteve em edições anteriores da Feira Regional da Beleza. O setor das barbearias ficou marcado no Brasil pelas unidades que apostam não só em procedimentos inovadores, como também em espaços climatizados que traduzam a personalidade de seus clientes. Um dos modelos usuais são as barbearias de estilo “vintage”, que alia a tradição dos cortes manuais e estética rústica com o que há de mais moderno em cuidado com os cabelos e barba.

 

O ótimo momento do mercado da beleza masculina ainda esbarra em alguns obstáculos, como a falta de profissionais e produtos especializados e o preconceito que muitos homens têm sobre o cuidado com a própria aparência. Sabino reconhece esses problemas, mas acredita que a evolução do setor está mudando paradigmas. “Durante muitos anos, os homens têm evitado cuidar de sua beleza e deixaram de florescer suas vaidades. Mas o mundo tem se modernizado e, hoje, com muitos produtos disponíveis, ajudam a deixar esse segmento de igual para igual com o mundo feminino”, esclarece o empresário.

 

Já para Raza, avalia que o cuidado dos homens com sua aparência sempre existiu, mas havia uma falta de iniciativas comerciais para cobrir essa demanda. “Na nossa visão, sempre houve esse cuidado dos homens com a beleza, mas o que existia antes era a falta de ambientes e profissionais especializados. Mas somado ao avanço do mercado junto com a quebra de preconceitos esse cenário mudou bastante”, explica o empresário paquistanês.

 

Serviço:

Outlet Feira Regional da Beleza – 2a Edição

Local: Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Almofala)

Endereço: Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz, Fortaleza/CE

Data: 21 a 23/04 (domingo, segunda e terça-feira)

Horário: 13 às 21 horas

Entrada: um quilo de alimento não perecível para doação