Comunidade portuguesa no Ceará celebra o dia 10 de junho com a entrega do Troféu Martim Soares Moreno a Rômulo Alexandre Soares e Sannara Lopes

A data máxima da comunidade portuguesa, o dia 10 de Junho, quando se celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, terá uma programação especial em Fortaleza unindo-se às comemorações dos 150 anos da Sociedade Beneficente Portuguesa Dous de Fevereiro.

A solenidade do Dia de Portugal será realizada na sexta-feira (10), às 19 horas, na sede da Sociedade Beneficente Portuguesa (Av. Dioguinho. 2493 – Praia do Futuro) e terá como destaque a entrega do Troféu Martim Soares Moreno ao advogado Rômulo Alexandre Soares, sócio-diretor do APSV Advogados, e à Sra. Sannara Diniz Lopes, assistente técnica do Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza, pelos serviços prestados à diplomacia e às relações sociais, econômicas e culturais entre Portugal e o Ceará.

O Troféu Martim Soares Moreno é uma homenagem prestada pela comunidade portuguesa no Ceará desde 2009, conduzida pela Sociedade Beneficente Portuguesa Dous de Fevereiro, e que já teve entre agraciados em anos anteriores figuras como o Ex-Governador Lúcio Alcântara, o ex-Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, as escritoras Beatriz Alcântara e Ângela Barros Leal, os empresários Ivens Dias Branco e João Carlos Paes Mendonça, o Cônsul Francisco Brandão, o produtor cultural e empresário Júlio Trindade, entre outros.

Um dos homenageados com o Troféu Martim Soares Moreno, o advogado Rômulo Alexandre Soares tem uma extensa trajetória nos movimentos associativistas luso-cearenses. Nascido em Moçambique, em 1971, viveu em Angola e Portugal. Veio para o Brasil em 1980, tendo residido com seus pais em Roraima, vindo, posteriormente, para o Ceará, onde fez faculdade de Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestrado em Negócios Internacionais na Universidade de Fortaleza (Unifor). Atualmente, cursa especialização em Direito do Mar.

Rômulo Alexandre Soares foi presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (2007 a 2011) e da Câmara Brasil Portugal no Ceará (2004 a 2006), sendo o atual Vice-Presidente da Federação Brasileira de Câmaras de Comércio Exterior (desde 2011). Sua participação no fomento aos negócios em língua portuguesa passa também pela atuação como presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro da Agência de Desenvolvimento do Ceará – Adece (2016 a 2018) e como presidente do Conselho de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC (2018 a 2019). Co-fundador do Projeto Heróis Portugueses do Brasil, Rômulo Alexandre participou das Expedições Pedro Teixeira – Subida do Rio Amazonas (2015 e 2016) e Martim Soares Moreno – Jornada do Maranhão (2019).

* Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – 10 de junho

150 Anos da Sociedade Beneficente Portuguesa Dous de Fevereiro e Entrega do Troféu Martim Soares Moreno para Rômulo Alexandre Soares e Sannara Lopes.

Data: 10 de Junho (sexta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Sede da Sociedade Beneficente Portuguesa (av. Dioguinho, 2493 – Praia do Futuro)

Evento para Convidados

 

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !