Crianças de Itapipoca aprendem a arte do cinema de animação em oficina do Cine MIAU

Com massinhas de modelar e técnica de stop motion, os alunos vão produzir um curta-metragem com o tema “Acessibilidade”

Um grupo de alunos da escola municipal Dr. Péricles Fernandes Teixeira, de Itapipoca, vai fazer cinema. De 26 a 29 de abril eles participam da oficina de cinema de animação da 4° CINE MIAU – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual.  Na atividade, os participantes vão aprender técnicas e vão produzir um curta-metragem de até dois minutos de duração com o tema “Acessibilidade”. Em Itapipoca, 15 estudantes vão participar da oficina, que acontecerá na própria escola, das 7h às 11h.

Para desenvolver o filme, as crianças vão trabalhar na técnica de stop motion, utilizando massinhas de modelar para modificar a forma do personagem ou do objeto. Cada modificação será registrada foto a foto. Quem conduz a atividade é o professor Clayton Bochecha, realizador e produtor de animação para séries de TV, filmes e peças publicitárias.  Em abril a oficina já foi ministrada também para estudantes de Maracanaú e Fortaleza.

 

EXIBIÇÕES NO 4° CINE MIAU

A democratização do acesso ao audiovisual para crianças é o propósito do CINE MIAU, que anualmente leva conhecimento e entretenimento para públicos que nunca ou pouco tiveram a experiência de assistir a um filme numa grande tela de cinema. Além da atividade formativa, as três cidades – Fortaleza (17 a 19/05), Maracanaú (30/05 a 05/06) e Itapipoca (06 a 12/06) – receberão a mostra e debates do CINE MIAU. Serão exibidos filmes nacionais e internacionais que estão fora do circuito de cultura de massa, voltados para o público infantil.

Ao todo, o 4º CINE MIAU vai realizar 54 sessões de cinema, sendo 18 em cada cidade. Destas, três serão ao ar livre e abertas para as comunidades e 15 serão exclusivas para alunos de escolas públicas e projetos sociais. O evento contará também com debates entre profissionais do audiovisual e crianças de algumas escolas participantes, sobre os filmes assistidos e a arte do cinema de animação. O público estimado para esta edição é de 6 mil pessoas.

CARBONO ZERO

A preservação do Meio Ambiente é uma preocupação do Cine MIAU. Com esse objetivo, durante a realização da Mostra, o projeto calcula a sua emissão de gases de efeito estufa, que será neutralizada com a plantação de mudas de árvores nativas em áreas de reflorestamento no Ceará.

O Cine Miau é uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, via Lei de Incentivo à Cultura. Com o patrocínio do Grupo Dass, Durametal, Jangadeiro Textil, Projeart, Varejão da Sucata, Cagece e Secretaria das Cidades do Ceará. Apoio da Secretaria da Educação de Fortaleza, Secretaria da Educação de Itapipoca e Secretaria da Educação de Maracanaú. Parceria da BG Soluções Sociais, Cinema Centerplex North Shopping Maracanaú, Cine Pinheiro, Cineteatro São Luiz, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Museu da Imagem e Som (MIS), Instituto Dragão do Mar e Secretaria da Cultura do Ceará. Produção de Invento Produções Culturais e D’grau Produções.

220413_Cine Miau_Maracanaú_Escola Sen Carlos Jereissati
220418_Cine Miau_Instituto dos cegos
220413_Cine Miau_Maracanaú_Escola Sen Carlos Jereissati

Compartilhar:

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !