Eduardo Amaral é reeleito presidente do Conselho Administrativo da Aecipp 

A nova gestão ficará à frente da entidade até abril de 2025

 

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp) realizou, nesta quarta-feira (5), a Assembleia Geral Extraordinária para eleição da nova diretoria da entidade de forma remota. Por aclamação, o atual presidente da Aecipp e CFO da Cimento Apodi, Eduardo Amaral, foi eleito presidente do Conselho de Administração da entidade, juntamente com o 1º vice-presidente, Ricardo Parente, assessor da diretoria da ArcelorMittal Pecém, e o 2º vice-presidente, Carlos Maia, diretor presidente da Termaco.

 

A nova gestão, que ficará à frente da entidade até abril de 2025, é também composta pelos secretários Ian Corrêa, representante da associada Aço Cearense Industrial Ltda; Fausto Tavares, representante da associada Phoenix do Pecém; Marcus Guilherme Portela, representante da associada Unilink Transportes Integrados Ltda; Jeferson Spiering, representante da associada Gerdau Caucaia. No Conselho Fiscal estão: Carlos Alberto Alves, representante da associada Tecer Terminais; Yanni Rolim, representante da associada Unimed Ceará; Rachel Maciel, representante da associada APM Terminals Pecém Operações Portuárias Ltda; e Izaac Araújo, representante da associada EVSA, como suplente.

 

De acordo com Eduardo Amaral, a estrutura do conselho foi organizada com a forte representatividade das empresas para trazer estratégia ao desenvolvimento com líderes que fazem a diferença nos seus negócios para o crescimento do Ceará. Atualmente, a entidade conta com 54 empresas associadas, que representam cerca de 92% do PIB do Complexo. Entre as ações e projetos realizados ao longo dos 7 anos da Aecipp e dos 2 últimos sob sua presidência, Amaral destaca a parceria e colaboração com instituições públicas e privadas em ações e projetos para evolução da região, tanto com Governo, Comunidades Locais, Academia, Segurança Pública, entre outros.

 

“A Aecipp é uma associação colaborativa de inteligência e estratégia, com foco no desenvolvimento sustentável do CIPP que conta com um planejamento baseado em três eixos de atuação, envolvendo Governança e Gestão, Infraestrutura Industrial e Infraestrutura Social. Nossos pilares são continuidade dos negócios do capital investido no Complexo; cuidar das comunidades com o desenvolvimento socioeconômico; da empregabilidade no trabalho conjunto com a Academia em treinamento e capacitação; assim como manter o diálogo mais amplo possível com a administração pública para o desenvolvimento da região”, aponta.

 

Eduardo Amaral faz parte da Aecipp desde a criação, em 2015, contribuindo com o trabalho executado e também implementando novas iniciativas, como o Projeto Sinergia. “Desenhamos e estamos realizando um projeto exitoso criado para favorecer a realização de negócios entre os associados e fomentar negócios na cadeia produtiva já instalada no CIPP. Essa conexão gera mais empregos e renda, eficiência do capital empregado, recolhimento local de tributos, redução das necessidades de estocagem e logística, pois a produção está na empresa vizinha, isso é sustentabilidade direta e objetiva”, explica. O Sinergia já está em sua 8ª edição e contempla a apresentação das estruturas de demandas e suprimentos das empresas associadas, estimulando a geração de negócios entre si.

 

Entre os maiores desafios, o presidente Eduardo Amaral cita os grandes projetos de investimentos com o fomento do Estado do Ceará no segmento de energia, por exemplo, o que significa que as expectativas são de ainda mais crescimento nos próximos anos.

 

“O principal desafio passa a ser o crescimento sustentável, pois a velocidade no crescimento da região também desencadeia fatores que precisam ser acompanhados com estratégia. Por exemplo, a disponibilidade de mão de obra treinada e qualificada, evitar a concorrência direta entre as empresas, o rompimento da cadeia de suprimentos com o volume que pode chegar, demanda de produtos e serviços sem oferta, entre outros. Por isso, nós que fazemos a Aecipp nos posicionamos com o olhar de compreender o cenário para buscar as melhores alternativas e estratégias de desenvolvimento sustentável”, diz.

 

Como principal objetivo para o biênio, o presidente Eduardo Amaral destaca a importância da comunicação para fortalecer o eixo de governança e gestão do CIPP. “Tem muito investimento vindo e que a gente precisa trazer para perto do nosso planejamento. Vamos desenvolver muito forte uma ESG através dos líderes naturais para continuar aumentando a base de associados, continuar trazendo sustentabilidade financeira para a Aecipp e continuidade nos projetos. A Aecipp é maior do que a minha presidência por 2 anos, entendi muito bem que o papel da Aecipp é de comunicar e de interagir e colaborar”.

 

Sobre a Aecipp

A Aecipp é uma entidade empresarial, sem fins lucrativos, com atuação específica no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), com o objetivo de fortalecer e desenvolver a atividade empresarial nessa região, por meio do atendimento permanente dos legítimos interesses das suas empresas associadas. Atualmente, a entidade conta com 54 empresas associadas que fazem parte do Complexo do Pecém.

 

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !