ESG disponibiliza curso gratuito e online de prevenção do suicídio

 

A campanha Setembro Amarelo ganha, a cada ano, mais relevância no Brasil desde que foi lançada no país em 2014.  A campanha  tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a relevância dos cuidados com a saúde mental, como também previnir o suicídio. 53% dos brasileiros relatam piora do bem-estar mental entre 2020 e 2021, segundo pesquisa do Instituto Ipsos para o Banco Mundial; e, desde 2017, os brasileiros são o povo mais ansioso do mundo, de acordo com a OMS.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam, por dia, no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer. Por ano, no país, são registrados em torno de 12 mil suicídios e mais de um milhão no mundo. Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta maior causa de morte. Nos adultos, os homens registraram mais que o dobro do número de mulheres que tiram a própria vida

 

Ainda segundo a OMS, algumas orientações são importantes para lidar com o assunto, como limitar o acesso a mecanismos que podem ser usados na prática do suicídio; o relato, de forma responsável, dos meios de comunicação ao tratarem desta questão; ter acesso a serviços de apoios socioemocional para adolescentes, e a identificação precoce, gestão e acompanhamento de pessoas que tenha pensamentos ou comportamentos suicidas.

 

Curso gratuito é oferecido para a comunidade

 

O suicídio pode ser causado por várias situações, uma delas é o grau de sofrimento que a pessoa enfrenta. O indivíduo que pensa em suícidio acredita que não existem soluções para os seus problemas. Geralmente, ele costuma dar sinais de descontrole emocional e muitas vezes passa despercebido pela família.

Pensando nesse grave problema de saúde pública que atinge pessoas de qualquer faixa etária, a Escola de Saúde e Gestão (ESG) disponibiliza gratuitamente o curso “Prevenção ao Suicídio: O que você precisa saber”, ministrado pelo médico Joel Pinto, psiquiatra e mestre em saúde mental, especialista com vasta experiência na área.

“Nesse curso, você encontrará uma apresentação com dicas importantes sobre a prevenção ao suicídio, um infográfico com a síntese do que foi abordado e slides para aprender ainda mais sobre o tema. É indicado para quem está  passando por momentos difíceis, ou quem está ajudando pessoas com apoio emocional,  essa aprendizagem poderá fazer a diferença na sua vida ou de quem precisa!” explica o profissional.

 

As inscrições estão disponíveis no link: https://escoladesaudeegestao.com.br/cursos/profissionais-da-saude/prevencao-ao-suicidio-o-que-voce-precisa-saber

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !