Estilista Caio Nascimento cria nova marca durante mentorias do concurso Jovens Criadores

Ao vencer o concurso Jovens Criadores, realizado pelo Senac Ceará em 2022, Caio Nascimento recebeu um prêmio de R$ 15 mil, mentoria de moda e apoio dos laboratórios do Senac Aldeota para desenvolver uma coleção – para a qual ele recebeu R$ 5 mil destinados ao desenvolvimento das peças que serão registradas em ensaio fotográfico e comercializadas em um ponto de venda em Fortaleza. Caio vai apresentar as novas criações em desfile, no dia 13 de maio, no Senac Aldeota.

O aluno formado pelo Senac, nos cursos de Modelista e Costureiro, nas cidades de Quixeramobim e Quixadá, está nos últimos preparativos para apresentar a coleção e conta como foi o processo de mentoria com os consultores externos David Lee, Eduardo Motta e representantes da Instituição.

O estilista cearense formado em Desenho de Moda pelo Senac Ceará, que tem somado conquistas nacionais e internacionais, David Lee, foi o mentor à frente do projeto; enquanto Eduardo Motta o orientou quanto ao branding. “Estou propondo algo novo, pois tinha uma marca autoral que levava meu nome e sobrenome, Caio Nascimento. Fizemos um rebranding não só da marca e de seu posicionamento, mas que envolveu ainda o design do produto”, conta o vencedor do concurso.

“O design do produto, que desenvolvemos durante a mentoria com David Lee, propõe o trabalho com mão de obra artesanal, aproveitando a diversidade, a qualidade e a cultura da produção dos artesões e artesãs do Sertão Central, de onde eu venho”, diz Caio. “Por isso, sob a orientação de David, o processo incluiu a aproximação com fornecedores locais para conhecer melhor o trabalho e a realidade deles. Nesse processo, eles relataram que quem compra artesanato é o público mais velho”, conta.

O desafio, então, foi criar peças “street wear com uma pegada jovem e contemporânea”. Na coleção desenvolvida a partir do concurso, Caio traz ainda a técnica da alfaiataria – que também fala sobre os costumes e tradições do povo nordestino e muitas cores, inclusive vibrantes, como o céu do Sertão.

“Isso tudo foi traduzido no processo de rebranding e está no manual da marca. Como se trata de um projeto totalmente novo e agora eu tenho uma sócia, não queria usar mais a marca Caio Nascimento. Então, tiramos o sobrenome e incluímos a trema, dando uma sonoridade mais interessante. No dia 13, vamos explicar tudo sobre a Caiö”, adianta o estilista.

Sobre o concurso Jovens Criadores –

Como a maior escola de Educação Profissional no País, o Senac tem o compromisso de acompanhar as questões que pautam a contemporaneidade para propor ações assertivas, formando profissionais atualizados e preparados para atender as demandas do mercado, além de comprometidos com uma atuação humana diante da sociedade, contribuindo ainda para o desenvolvimento econômico de sua Região.

Com a criação de um concurso anual que aborde temas da contemporaneidade, o Senac Ceará visa promover a criatividade dos participantes, fomentar a cultura, estimular e descobrir novos talentos na área da Moda por meio das atividades educacionais. O objetivo é identificar e treinar esses jovens talentos, e promover a cena fashion através de ações que promovam o contato com novas iniciativas do mercado.

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !