A gestão foi marcada pelo enfrentamento à pandemia, ganhos para a indústria gráfica e ações de relacionamento com associados, colaboradores, FIEC e toda a cadeia produtiva
Ao assumir a presidência do Sindicato da Indústria Gráfica do Estado do Ceará (Sindgrafica-CE), no meio da pandemia, o empresário Fernando Hélio Martins Brito sabia o tamanho do desafio que viria pela frente. Já em julho de 2020, com o apoio da diretoria da entidade, iniciou uma pauta propositiva que garantiu ganhos importantes aos associados e aproximou o sindicato de toda a cadeia produtiva da indústria local.
Uma importante conquista foi a redução da alíquota de ICMS das gráficas associadas, garantindo que elas sigam competitivas no mercado. Já está em vigor, por exemplo, o não pagamento de diferencial de alíquota para compras de outros estados de bens para o ativo imobilizado, como máquinas, equipamentos e os insumos para a produção, como papel, tinta. Também por meio do Sindgrafica-CE, a Secretaria da Fazenda liberou que as gráficas voltassem a emitir notas fiscais eletrônicas, ficando livres de todos os transtornos das notas avulsas.
Outro passo significativo foi a articulação com o Centro Internacional de Negócios – CIN e a aproximação da Zona de Processamento de Exportação – ZPE Ceará para viabilizar importação de insumos utilizados na indústria gráfica cearense. O Sindicato também tem dialogado com o Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE) sobre a possibilidade de um projeto para energia solar nas gráficas associadas.
“Estar à frente do Sindgrafica-CE foi um grande orgulho. Sou empresário gráfico e sei das dificuldades que nosso setor tem enfrentado nos últimos anos, mas também acredito que não podemos nos fechar para as novas tecnologias e novos formatos de trabalho. Nesses dois anos, pude implementar um pouco desse pensamento e abrir as portas do sindicato para o mercado. O resultado foi satisfatório e deixo o cargo muito feliz em saber que teremos como presidente meu amigo Luciano”, comemora. Fernando Hélio continua como membro da nova diretoria, assumindono cargo de Delegado Titular junto à Entidade de Grau Superior.
Missões Empresariais
Com o avanço da vacinação, o Sindgrafica-CE retomou as missões empresariais. A primeira viagem foi para São Paulo, em outubro de 2021, com a participação de 17 associados. Na programação, visitas a grandes empresas do setor de embalagens, apresentações sobre temas ligados ao mercado e eventos de relacionamento.
Em fevereiro deste ano, o sindicato proporcionou que Fernando Hélio Martins Brito (Sobral Gráfica) e Luciano Bezerra (Aaron Rótulos e Etiquetas Adesivas) participassem do Dscoop (Digital Solutions Cooperative / Cooperativa de Soluções Digitais), em Denver, Estados Unidos.
A convite do Sindgrafica-CE, com o apoio Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Sebrae, dez empresários foram a São Paulo para a Expoprint & ConverExpo 2022, considerada a maior feira de impressão das Américas, com lançamentos para pré-impressão, impressão e acabamento gráfico. Durante a missão, o grupo também visitou a Rio Branco Papéis, como forma de estreitar o relacionamento dos empresários com uma das maiores distribuidoras de papéis e insumos gráficos do mercado.
Relacionamento
No intuito de aproximar o sindicato do mercado, Fernando Hélio lançou o Happy Gráfica, evento exclusivo para relacionamento dos associados com fornecedores, parceiros, profissionais e clientes da indústria.
Outro lançamento foi o Sindgrafica convida, que apresenta histórias inspiradoras aos associados, levando um nome de expressão no mercado para partilhar boas histórias, discutir temas de interesse da categoria e promover networking na indústria gráfica.
Defesa da Mídia Impressa
O enaltecimento dos atributos da mídia impressa foi uma das principais iniciativas da gestão 2020-2022. O sindicato associou-se ao “Twosides”, movimento criado no Reino Unido como convite para apresentar o “outro lado”, isto é, a sustentabilidade da comunicação impressa.
Para ampliar essa discussão, o Sindgrafica-CE lançou o “1º concurso O Valor do Impresso”, em parceria com a Associação Nacional das Indústrias Gráficas e da Comunicação – Andigraf, FIEC e Sebrae e envolveu profissionais de comunicação de todo o país. A ação foi um convite para que o mercado de publicidade pense em novas alternativas que reforcem as muitas vantagens da mídia impressa.
A campanha vencedora “Sinta a Vida. Ela está on fora do digital”, da Agência Mulato será veiculada nacionalmente.
Perfil Profissional
Fernando Hélio Martins Brito atua na indústria gráfica há 16 anos. É diretor comercial e de marketing da Sobral Gráfica e Editora, empresa fundada em 1994, em Sobral (CE), pelo casal Hélio Brito de Sousa e Norma Silvia Linhares Martins Brito, seus pais.
Sua carreira é marcada por decisões visionárias, dentre a mais importantes, conseguiu abrir novos mercados comerciais, sempre em parceria com os irmãos Antunes, Diretor de Produção, e Geisa, diretora administrativo-financeira. Em 2009, a Gráfica abriu sua primeira unidade fora da matriz, em Fortaleza (CE), que hoje é responsável por mais de 60% do faturamento total da empresa. Três anos depois, inaugurou sua segunda unidade fora da matriz, em Teresina (PI).
Também fundou e atua como diretor geral do Nosso Meio, veículo de comunicação que tem feito a diferença no mercado de marketing e pessoas do nordeste, facitando negócios, promovendo conhecimento, inovando e conectando pessoas e organizações.
Sindgrafica-CE
O Sindicato da Indústria Gráfica do Estado do Ceará Sindgrafica-CE foi criado em 1943, sendo também um dos fundadores da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Desde então, o sindicato atua como entidade participativa dentro da FIEC e é reconhecido como forte representatividade do setor, sempre no apoio às empresas filiadas. Também atua junto às instituições públicas para estimular o desenvolvimento industrial e trazer melhorias para toda a cadeia produtiva: empresários, colaboradores, clientes e fornecedores.