“Para Belchior com Amor”, livro organizado pelos escritores Ricardo Kelmer e Alan Mendonça, terá noite de autógrafos no evento; conheça os artistas que estarão se apresentando em Canoa Quebrada e Fortaleza
O Festival Canoa Blues, o único evento do Ceará destinado exclusivamente ao gênero, tem na programação lançamento do livro Para Belchior com Amor, que já está na terceira edição e tem organização dos escritores Ricardo Kelmer e Alan Mendonça. A coletânea reúne textos inspirados em obras do cantor e compositor Antônio Carlos Belchior, referência poética da música brasileira e, reconhecidamente, com fortes influências do Blues.
O Canoa Blues será realizado em 25 e 26 de novembro em Canoa Quebrada e em 10 de dezembro em Fortaleza. As as atividades, incluindo shows e arte-educação, são gratuitas.
Neste ano, o festival retoma a linha aberta e presencial, inaugurada em 2008 – em 2020 foi realizada uma programação virtual, exibida no canal próprio do evento na plataforma YouTube e em 2021 foram promovidos shows em espaço reduzido de Canoa Quebrada, respeitando as determinações de distanciamento social definidas pelos decretos estaduais de contenção da covid-19.
Na edição 2022, estarão no palco em Canoa Quebrada a formação Roberto Lessa Trio, a cantora e guitarrista Nanda Moura (CE/RJ), a banda feminina X’Roll e o gaitista David Tanganelli (SP). Como atração adicional, o festival incorporará uma das marcas de Canoa Quebrada: o reggae, presente nos repertórios dos artistas que se apresentarão.
Em Fortaleza, no BNB Clube (Avenida Santos Dumont), o evento agendou apresentações de dois dos principais nomes do Blues-Rock em Fortaleza, Felipe Cazaux e Caíke Falcão.
O festival inclui na agenda um curso de arte em areia, para crianças e adolescentes da comunidade, de 9 a 12 de novembro, e a doação de livros para entidades do terceiro setor que atuam em Canoa Quebrada.
“O propósito do Canoa Blues, desde a primeira edição, em 2008, é o de promover qualidade e interações entre músicos, a comunidade e o público. O Canoa Blues é o festival de diálogo, respeito à arte e fortalecimento da cultura”, diz Roberto Maciel, curador e diretor-executivo do evento.
Uma jam session encerrará o Festival no restaurante Café Habana, no calçadão da Broadway, convidando o público, outros artistas participantes e promovendo diálogos entre importantes gêneros musicais.
ARTISTAS DO FESTIVAL CANOA BLUES 2022
Nanda Moura – A cantora, guitarrista e violonista é cearense de Limoeiro do Norte e é considerada uma das grandes revelações do Blues brasileiro atual. Nasceu em família de músicos. Começou a carreira profissional muito cedo, aos 9 anos de idade. É estudiosa do Blues tradicional, tendo como referências principais artistas dos anos 1920 e 1930, como Blind Willie Johnson, Son House, Robert Johnson, Skip James e as divas Bessie Smith, Memphis Minnie e Ma Rainey.
Atuando no Rio de Janeiro, Nanda já se apresentou com alguns dos maiores nomes do Blues nacional, como Greg Wilson, Maurício Sahady, Sérgio Rocha, Otávio Rocha, Jefferson Gonçalves e Blues Etílicos.
Tem em seu currículo palcos renomados como Circo Voador, Teatro Rival, Sala Nelson Pereira dos Santos, Bourbon Street Festival, e Mississipi Delta Blues Festival.
David Tanganelli – Cantor, compositor e um dos principais nomes da harmônica no Brasil, David Tanganelli vem apresentando trabalho autoral no Blues e na Soul music, participando de turnês nacionais, internacionais e já tendo lançado o sexto álbum da carreira. O trabalho tem participações especiais de artistas internacionais, com versão em DVD gravado ao vivo em Buenos Aires (Argentina) em 2019.
Com 17 anos de carreira, o paulista Tanganelli soma na trajetória turnês internacionais por países como Chile, Argentina, Paraguai, Equador, Costa Rica, México e Alemanha, marcando presença em importantes festivais, dividindo os palcos, acompanhando e gravando com grandes nomes do Blues, da Soul Music e de outros gêneros, como Wee Willie Walker (EUA), Sandra Hall (EUA), Rachel Zeigler (EUA), João Donato (BRA), a banda Magnolia Blues Rock (Chile), Carlos Elliot Jr. (CO), Johnny Nicolas (EUA), Donnie Long (EUA), J.J Jackson (EUA), Emiliano Juarez (MEX), J.C. Smith (EUA) e Stanley Jordan (EUA), entre outros.
X’Roll – Banda liderada pela guitarrista Débora Marc, é a única formação exclusivamente feminina em atuação na cena do Blues e do Rock de Fortaleza. As artistas têm no repertório composições próprias e clássicos de bandas como Led Zeppelin e Deep Purple. Nomes mais recentes, como Amy Winehouse e Pitty, também têm influência no trabalho da X’Roll. Trata-se de uma das boas articulações musicais cearenses dos últimos anos, avaliam especialistas no meio da arte local.
Roberto Lessa Trio – Integrado pelos mais experientes músicos de Blues de Fortaleza, o Roberto Lessa Trio se destaca pelo repertório que une clássicos e modernos. Roberto Lessa (guitarra e voz), Netto de Souza (bateria) e Victor Fontenele (baixo) vêm de formações diversas, promovendo uma intercessão que soma talentos e experiência. Os artistas integram a primeira geração dos bluseiros locais, com fortes influências dos estilos tradicional e elétrico.
Felipe Cazaux – Duas expressões se alinham no projeto de Felipe Cazaux, guitarrista que já acompanhou no Ceará os principais nomes do Blues brasileiro e é reconhecido nacionalmente como um dos grandes talentos do Nordeste. Em ambas, a qualidade é a nota central. No Canoa Blues, Felipe se apresenta em Fortaleza acompanhado de Renato Cazzolli no baixo e Ricardo Pinheiro na bateria, em 10.12, no BNB Clube (Avenida Santos Dumont).
Caike Falcão – Considerado uma das mais expressivas revelações da cena blues-rock cearense, o guitarrista e cantor Caike Falcão vem conquistando espaços na música local e desenvolvendo uma série de importantes parcerias. Hoje, é considerado um dos músicos mais destacados no movimento blueseiro local. Assim como Cazaux, Caike se apresenta em 10.12, no BNB Clube (Avenida Santos Dumont), em Fortaleza.
SERVIÇO
Festival Canoa Blues – Edição 2022
25 e 26 de novembro, em Canoa Quebrada, a partir das 22 horas
10 de dezembro, Fortaleza (BNB Clube – Av. Santos Dumont), a partir das 21 horas
Aberto ao público