Indústria cearense de embalagens de papelão CoBAP prevê crescimento de 15%, acima da previsão nacional de 3,5% para o setor em 2023 

Com investimentos para a melhoria da qualidade das embalagens, a empresa vem apostando em soluções mais sustentáveis e eco-friendly

O mercado nacional de papelão ondulado encerrou o mês de dezembro do ano passado em desaceleração, de acordo com relatório da Associação Brasileira de Embalagem em Papel (Empapel), baseado em dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Após pelo menos três anos de crescimento e volume históricos (de 2019 a 2021), dados da entidade que reúne fabricantes de caixas, acessórios e chapas de papel ondulado apontam que o volume da expedição de 2022 foi de 3,95 toneladas, representando uma queda de 2,2% em relação ao ano anterior. Para 2023, a previsão é mais otimista com de crescimento de 3% a 3,5%, além da possibilidade de o setor voltar a superar a marca de 4 milhões de toneladas expedidas.

 

Apesar dos números um pouco tímidos de crescimento para o setor de embalagens de papel ondulado no Brasil, a CoBAP, indústria cearense localizada em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, prevê um crescimento de 15% neste ano, em relação aos resultados de 2022. A empresa vem apostando em soluções mais sustentáveis e eco-friendly que devem impulsionar o mercado e aumentar sua produção. “Estamos investindo para elevar nossa produção de 20 mil para 23 mil toneladas de caixas de papelão. Os investimentos realizados na ordem de R$13 milhões em 2022 destinam-se para a melhoria da qualidade das nossas embalagens de papelão.”, conta Renata Correia, CEO da CoBAP.

 

Demanda por soluções sustentáveis

 

“A indústria tem um papel importante na cadeia de suprimentos de muitos setores, incluindo alimentos, cosméticos e eletrônicos. O crescimento do setor de embalagens de papelão ondulado pode trazer benefícios significativos para a economia do país, incluindo mais empregos e oportunidades de negócios. A previsão de crescimento da CoBAP para este ano no setor de embalagens de papelão ondulado é uma notícia positiva que indica uma uma demanda crescente local por soluções mais sustentáveis”, afirma Renata Correia, CEO da indústria.

 

A CoBAP produz caixas de papelão ondulado como soluções em embalagens sustentáveis para seus clientes, dentro de uma linha de atuação que tem como valores a preservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades do entorno onde atua. Com matéria prima 100% reciclada em seu processo produtivo, a CoBAP utiliza em seus produtos aparas de papel e papelão recolhidas das ruas por catadores e entregues à PACEL, empresa do grupo CoBAP e uma das principais parceiras na indústria de embalagens.

A PACEL funciona como um Centro de Coleta e Reciclagem de Papelão, que recebe aparas de papelão das associações de catadores, de redes de supermercados e demais empresas que geram este resíduo. Depois de coletado, o material passa por seleção e separação das impurezas e é preparado para reuso. “A CoBAP e a PACEL retiram das ruas uma média anual de 20 mil toneladas de aparas de papelão no Ceará, reforçando nosso compromisso com o combate à poluição, diminuindo o impacto causado por esse resíduo no meio ambiente. Com esse trabalho também colaboramos ativamente com a renda de duas mil

famílias, por meio dos agentes recicladores”, destaca a executiva.

Além de figurar como um player forte no mercado, com clientes locais e nacionais, a empresa se destaca no setor ao garantir produtos 100% recicláveis. Atualmente, o grupo CoBAP gera cerca de 320 empregos diretos e dois mil indiretos, fomentando a economia local e contribuindo com o desenvolvimento da região.

 

CoBAP

A CoBAP atende empresas dos setores de alimentos industrializados e in-natura, calçados, vestuário, eletroeletrônicos, construção civil, bebidas e refrigerantes, saneantes e todo aquele que demandar embalagens ecológicas de qualidade industrial. Colaborando ativamente para a estabilidade dos agentes recicladores e elevação de suas rendas familiares, através do centro de coleta e reciclagem de papelão, a CoBAP mostra com atitude o cumprimento de seus compromissos socioambientais.

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !