Instituto de Educação Médica lança edital para bolsas em Medicina no Ceará

Ao todo são oferecidas 11 bolsas integrais do Programa Mais Médicos para o Idomed de Quixadá, Canindé e Iguatu. As inscrições acontecem até o dia 12 de janeiro. 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsas integrais dos cursos de medicina autorizados no âmbito do Programa Mais Médicos das instituições de ensino que integram o Instituto de Educação Médica (Idomed). Os interessados podem se inscrever pelo site econ.rio.br/bolsistas23-1 até o dia 12 de janeiro. A seleção é destinada para ingresso no primeiro semestre de 2023 e, ao todo, serão 11 vagas para o Ceará e outras 29 vagas distribuídas em diferentes regiões do país.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entre 2017 e 2021, e atender às condições estabelecidas no edital de cada unidade, como: não ter diploma de curso superior, ter renda familiar mensal que não exceda o valor de 1,5 a 3 salários-mínimos por pessoa, a depender da instituição escolhida e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

Também é necessário enviar a documentação que comprova a participação no ENEM e ser residente e natural da região onde está estabelecida a escola médica. Alguns editais possuem valor de salários diferentes, contudo, dentro da faixa acima. Outra característica dos pré-requisitos é o local de residência e nascimento.

Vagas

O edital prevê  três vagas para Iguatú (CE),  cinco para Quixadá (CE) e três para Canindé (CE). Também estão sendo disponibilizadas quatro vagas para Angra dos Reis (RJ), cinco para Açailândia (MA), cinco para Castanhal (PA), duas para Jaraguá do Sul (SC), uma para Juazeiro (BA), sete para Alagoinhas (BA) e cinco para Ji-Paraná (RO).

O resultado da seleção será divulgado no dia 25 de janeiro após 18h no site do IDOMED e a matrícula deverá ser efetuada no dia 26 de janeiro, presencialmente, nas secretarias dos campi.

Tecnologia

Ao longo do curso, os alunos terão acesso a equipamentos com tecnologia de ponta para a prática de procedimentos médicos em simuladores/robôs, antes do contato com o paciente real, no Laboratório de Simulação Realística, além de terem acesso a estudo em realidade virtual. As escolas de medicina do IDOMED disponibilizam também laboratórios de imagenologia (para o estudo aprofundado dos exames de diagnóstico por imagem – tomografia, ressonância magnética, radiografia, entre outras), de anatomia e de técnicas cirúrgicas simuladas.

Além da infraestrutura e tecnologia, as escolas médicas do IDOMED oferecem aos candidatos que sonham em seguir essa carreira a oportunidade de ingressar no curso sem sair de sua terra natal, fomentando e aprimorando também a rede de saúde regional. “A seleção de bolsistas residentes gera um grande impacto positivo, pois pessoas da própria cidade recebem a oportunidade de cursarem medicina em uma instituição, com foco no desenvolvimento humanizado do futuro médico. Ao término do curso, os bolsistas poderão atuar no próprio município, auxiliando o sistema de saúde local e ofertando uma melhor qualidade de vida aos moradores da região”, destaca o diretor executivo nacional do IDOMED, Dr. Silvio Pessanha Neto.

Sobre o IDOMED    

O IDOMED é um grupo que reúne 17 escolas médicas e consolida a tradição de mais de 25 anos de experiência nesse segmento. Está presente em todas as regiões do país, com aproximadamente oito mil alunos e foco em excelência no ensino, aprendizado prático, tecnologia aplicada, desenvolvimento docente e conexão com a carreira médica. O grupo oferece programas de graduação, pós, especialização e cursos de atualização, e está entre os líderes na incorporação de tecnologia educacional voltada à formação em Medicina.

Compartilhar: