Ferramentas permitem que colaboradores, ao invés de rotinas operacionais, atuem em funções mais estratégicas
Não há dúvida de que a utilização das ferramentas tecnológicas facilita o dia a dia das empresas de todos os segmentos. Mas isso fica mais claro quando há dados concretos de produtividade. A ferramenta RPA (Robotic Process Automation, ou automação robótica de processos, na tradução para o português) é um software de Inteligência Artificial que automatiza tarefas digitais e pode trazer um ganho de até 40% na otimização de processos das empresas, de acordo com Roseanne Pimentel, CEO da Key Solution. “Essa ferramenta é aplicável a empresas que têm rotinas operacionais repetitivas e traz resultados comprovados, permitindo que os gestores utilizem os colaboradores em funções mais estratégicas”, observa a consultora de empresas.
Conforme Roseanne, a RPA é utilizada por companhias brasileiras e do exterior como investimento estratégico. “Não se trata da quantidade de ferramentas, e sim, se são resolutivas, ou seja, se trazem vantagens competitivas para as empresas, com ganhos nos processos e na utilização dos recursos dos colaboradores”, detalha Roseanne Pimentel. “Muitas vezes, uma só ferramenta é capaz de resolver as lacunas de processo que a empresa possui, por isso a consultoria de empresas é um serviço tão relevante”, reforça.
Funcionamento
A partir da utilização do RPA, os usuários de software criam robôs, também chamados de “bots”, que podem aprender, simular e executar processos de negócios baseados em regras. “A automação RPA permite que os usuários criem bots observando as ações digitais humanas. Eles mostram ao bot o que ele deve fazer e deixa que realize o trabalho. Os bots de software de automação de processos robóticos podem interagir com qualquer aplicativo ou sistema da mesma forma que as pessoas”, descreve Roseanne Pimentel. “A vantagem é que os bots RPA podem operar ininterruptamente, 24 horas por dia, de forma muito mais veloz e com 100% de confiabilidade e precisão”, ressalta a CEO da Key Solution.
Outro aspecto positivo dos bots RPA é sua versatilidade, podendo ser aplicado a empresas de todos os portes. “Eles são fáceis de configurar, usar e compartilhar, é tão simples de configurar quanto gravar vídeo em um telefone celular. E é muito intuitivo. Eles podem ser programados, personalizados e compartilhados para executar processos de negócios em toda a organização”, finaliza Roseanne Pimentel.