Rede também ampliou a quantidade de mulheres em cargo de liderança no período e doações de alimentos de caráter emergencial
Unidade Assaí inaugurada em Fortaleza, na Av. Mister Hull, em outubro de 2022; conversões de lojas puxaram desempenho de vendas no 1T23. Divulgação Assaí
Fortaleza, maio de 2023 – As lojas convertidas de hipermercados para atacarejo puxaram o desempenho de vendas do Assaí Atacadista no 1º trimestre de 2023. Agora com presença em pontos comerciais mais centrais e bem localizados, as novas unidades têm apresentado rápida maturação e atraído um grande fluxo de clientes. Aliada à alta atratividade do modelo de negócio, as lojas já alcançam um faturamento acima de R$ 21 milhões/mês. O patamar é superior à média da Cia. Os resultados foram divulgados ao mercado nesta quinta-feira (4).
Com isso, a rede alcançou um crescimento de 33% de receita ante o mesmo período do ano anterior (faturamento de R$ 16,6 bilhões no total) – alta +24,7% das novas lojas e +7,2% do parque já existente. O desempenho reflete a solidez do projeto de expansão da Cia e uma estratégia comercial bem-sucedida que traz sustentação à inauguração das unidades. Nos últimos 12 meses, 59 lojas foram inauguradas (50 conversões e 9 orgânicas) e, para 2023, 28 lojas estão em fase de obras – sendo 13 conversões de hipermercados e 15 unidades orgânicas (projetos novos).
Avanços em ESG
O período também foi marcado por avanços nos compromissos de ESG do Assaí. No trimestre, a rede ampliou a quantidade de mulheres em cargos de liderança, com o total de 26% em cargos de gerência ou acima na hierarquia. Já as doações de alimentos e itens de higiene e limpeza em caráter emergencial (situações de desastres ou outros fatores de urgência) chegaram a 35 toneladas. Entre os públicos impactados, estiveram famílias em situação de vulnerabilidade afetadas pelas fortes chuvas na Bahia, Acre, Maranhão, Litoral Norte de São Paulo e para os povos indígenas Yanomami.
Desempenho da Cia
Ainda no 1T23, o Assaí registrou um lucro líquido positivo de R$ 72 milhões. Já o EBIDTA Ajustado foi de R$ 951 milhões, sendo 200 milhões superior ao 1T22. Também houve continuidade dos ganhos de market share nas praças de atuação da Companhia e o aprimoramento da estratégia phygital (que une as lojas físicas com o universo digital) com o lançamento do aplicativo Meu Assaí. O app figurou entre os cinco mais baixados na semana de lançamento e a base CRM já inclui mais de 7 milhões de clientes cadastrados.