Motorista com CNH suspensa pode fazer curso de reciclagem online

Os cursos de reciclagem da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem ser oferecidos pelas autoescolas no formato Ensino à Distância (EAD). O presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfcs), Eliardo Martins, explica que a modalidade permite que o condutor assista às aulas no horário de sua preferência e em qualquer lugar. “Basta ter à disposição um  smartphone, tablet ou um computador com acesso à internet”, explica.

Segundo previsão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor poderá ter o seu direito de dirigir suspenso quando atingir 20 pontos ou mais na CNH no período de 12 meses ou quando cometer qualquer infração que determine a suspensão direta, independente do número de pontos acumulados. Nesses casos, realizar o curso de reciclagem é obrigatório para reaver a CNH.

Curso

Para realizar o curso de reciclagem, Eliardo Martins afirma que é necessário o condutor procurar uma autoescola credenciada mais próxima, fazer a inscrição e receber o acesso à plataforma digital do curso. “O condutor vai ter acesso aos vídeos gravados de 30 horas/aulas que é a carga horária obrigatória e o curso pode ser feito no tempo mínimo de três dias. Ao finalizar, o agendamento para o exame teórico é feito pelo site do Detran e a prova aplicada em  local e hora marcados”, pontua.

O presidente do Sindcfcs explica, ainda, que o curso de reciclagem tem o objetivo de relembrar aos motoristas infratores as regras de trânsito e outros conhecimentos importantes para uma direção segura e responsável e, assim, receber a CNH de volta. “No curso o condutor terá disciplinas de direção defensiva, relação interpessoal, primeiros socorros e legislação de trânsito. Todas de fundamental importância para a segurança no trânsito”, finaliza.

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !