Museu da Fotografia Fortaleza inicia formação de agentes culturais do Projeto Museu em Rede

Até sexta (20/1), um grupo de 12 agentes culturais de Cedro, Fortaleza, Horizonte, Itaitinga, Limoeiro do Norte e Sobral participam de oficinas teóricas e práticas sobre fotografia. 

 

Ainda neste primeiro semestre, o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) percorrerá seis municípios cearenses com o projeto “Museu em Rede: formação, difusão e inclusão”, que realizará, em parceria com instituições locais, um conjunto de ações para disseminar conteúdo e oficinas práticas sobre fotografia.  E para iniciar o planejamento, realiza, até sexta (20/1) a formação dos agentes culturais que desenvolverão as atividades em cada cidade.

Durante o treinamento, que está sendo realizado pela equipe do educativo, no auditório do Museu da Fotografia Fortaleza, os monitores terão aulas teóricas e práticas sobre fotografia e sairão aptos para ministrarem as oficinas de câmera obscura, pinhole, fotografia com celular e fotografia de produtos. Com o domínio do conteúdo, os profissionais voltam para seus respectivos municípios e iniciam o agendamento com as instituições parceiras.

As oficinas devem ser realizadas nos meses de fevereiro e junho, de forma simultânea, em Cedro, Fortaleza, Horizonte, Itaitinga, Limoeiro do Norte e Sobral. Mais do que formação de público, o projeto “Museu em Rede: formação, difusão e inclusão” tem como objetivo criar um processo itinerante, que leva conhecimento e integre com instituições de relevância local.

O projeto Museu em Rede é uma ação desenvolvida pelo Museu da Fotografia Fortaleza, tem apoio da Secretaria Estadual de Cultura, através do XIII Edital Mecenas do Ceará, com patrocínio da ENEL e Esmaltec, e parceria da Fundação Raimundo Fagner, Associação dos Remanescentes Quilombolas de Alto Alegre e Adjacências, SME Sobral, Associação Unidos para o Progresso, Secretaria de Cultura e Turismo de Itaitinga e APAE de Cedro.

 

SOBRE O MUSEU

Inaugurado dia 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 4 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de exposições de longa duração, além de mais outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu nos Bairros e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará, Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

SERVIÇO:

Formação Agentes Culturais do Museu em Rede

Data: 17 a 20/1

Horário: 9 às 12h e 13 às 17h

Local: Museu da Fotografia Fortaleza– 3º andar.

Endereço: Rua Frederico Borges, 545, Varjota

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !