O mês de novembro é dedicado à luta de combate ao racismo e pela promoção e respeito à igualdade racial. E é neste panorama que A Casa é Sua – Produção, Coworking e Café Cultural, inaugurada, em dezembro de 2021, lança a programação alusiva ao mês da Consciência Negra. A ideia é promover uma programação dedicada ao protagonismo de artistes negres cearenses. O lançamento acontecerá na quinta-feira, dia 10 de novembro, a partir das 19h, e as atividades seguem durante o mês, com bate-papos, lançamento de livro, ensaios musicais abertos e feirinha de artesanato na sede da Casa é Sua com participação de convidados. Toda a programação é gratuita, apenas nas apresentações musicais há cobrança de couvert artístico (R$ 10,00).
“A programação é uma forma de garantir que durante o mês de novembro a gente possa falar sobre temáticas pautadas e voltadas aos homens e mulheres que participam e contribuem com estas discussões e construção dessas pautas e agendas sociais. Nosso espaço cultural se propõe a dialogar com a sociedade em geral, percebendo as mudanças e o simbolismo da presença dessas negritudes na ocupação dos diferentes espaços dentro da sociedade, possibilitando outros olhares e novas perspectivas para todas e todos”, declara Andréa Vasconcelos, produtora cultural e sócia do espaço.
A programação começa dia 10 de novembro às 19h, com as Rodas Pretas que contempla bate-papo sobre Ancestralidades, Movimentos Sociais e Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e no dia 17, o lançamento de livro do Mestre Paulão Ceará, um Tesouro Vivo e Mestre da Cultura do Ceará.
Estes momentos serão seguidos de apresentações musicais em parceria com o Coletivo Camboa Siará, que é um coletivo de músicos independentes que tem o objetivo de valorizar as memórias afetivas musicais do nordeste, fruto das misturas de influências e ritmos, no intuito da partilha do palco com artistas e não artistas, realizando uma ocupação legítima da cena musical. A proposta se fortalece e cresce com alguns nomes já confirmados como, Pedro Falcão, Léo Vieira, Tuanny Colaço, Sara Lizz, os percussionistas Adriano Kanu, Raquel Lopes, o Dj Modosrudes, os artistas Marcio Muamba e Ismael Maia, e os integrantes da bandinha experimental da Casa é Sua: Manuela Ramos, Paulo Maranhão, Juliano Smith e Andréa Vasconcelos. Também no dia 12, a Feirinha da A Casa é Sua, com a sua oitava edição voltada para o Empreendedorismo Negro.
Esta programação integra a proposta de promoção do espaço cultural da A Casa é Sua dentro de uma grade diversificada que já vem acontecendo, desde sua inauguração, contemplando saraus literários, lançamento de livros, cineclube, apresentações musicais, bate-papos e formações.
Programação
Dia 10/10 (quinta)
19h Rodas das Pretas – Bate-papo – Ancestralidades, Movimentos Sociais e Políticas de Promoção da Igualdade Racial presenças de Leno Farias (Ogan e Coordenador Estadual Rema- Rede de Matriz Africana), Camila Santino (Conselheira Estadual da Cultura representando o assento de Artistes Negres e Periferiques ), Izabel Cristina (Cristina Quilombola -Conselheira Estadual da Cultura representando o assento Cultura Afro) e Pai Ryan Alef (Umbandista e escritor).
20h- Apresentação musical – Ensaios Abertos Camboa Siará e as Afrolatinidades Cearenses
Dia 12/10 (sábado)
16h às 21h VIII Feirinha da Casa é sua – Edição Empreendedorismo Negro
Dia 17/10 (quinta) Rodas Pretas
19h Lançamento do Livro “O que vi e vivi na Capoeira”, do Mestre Paulão Ceará, Mestre da Cultura e Tesouro Vivo do Ceará.
20h Apresentação musical – Ensaios Abertos Camboa Siará e as Afrolatinidades Cearenses
Dias 05, 12,19 e 26 (sábados)
20h Festa Preta na Vila com Pedro Falcão e Convidados
Serviço
A Casa É Sua – Produção, Coworking e Café Cultural
Vila Bachá, 07 – Meireles
Funcionamento: Quarta a Sábado- 15h às 22h
@acasaesua.ce