Parceria entre Associação Caatinga e a LATAM Airlines fortalece cuidados com o meio ambiente

Por meio do programa “Avião Solidário”, Associação Caatinga consegue ampliar suas atividades por todo país

Desde 2011, a Associação Caatinga é apoiada pela LATAM Airlines por meio do programa “Avião Solidário”, que consiste em compartilhar transporte aéreo de forma gratuita para atender necessidades de saúde, cuidado com o meio ambiente e ajuda humanitária em catástrofes naturais pelo Brasil e em outros quatro países: Chile, Equador, Colômbia e Peru. Nesses 11 anos do programa, mais de 140 milhões de brasileiros foram beneficiados com a parceria entre a LATAM e as instituições apoiadas pelo “Avião Solidário”.

 

No segmento de conservação do meio ambiente, o programa já transportou mais de 4,5 mil animais para preservação ambiental. Foi o caso, por exemplo, do transporte de um indivíduo da espécie tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), dois da espécie mico-leão-preto (Leontopithecus Chrysopygus) e de três aves da espécie jacutinga (Aburria Jacutinga), todos animais ameaçados de extinção, para serem cuidados e reintroduzidos à natureza.

 

A parceria entre a LATAM e a Associação Caatinga possibilita a participação de colaboradores da instituição em congressos, intercâmbios, capacitações, cursos, visitas técnicas, pesquisas de campo e o estabelecimento de novas parcerias para a conservação da Caatinga. “Em contrapartida, a Associação Caatinga também disponibiliza o espaço da Reserva Natural Serra das Almas para a visita e passeio de colaboradores da LATAM. Assim, a empresa e ONG podem trocar informações e experiências sobre o bioma Caatinga”, explica Daniel Fernandes, coordenador da Associação Caatinga.

 

Os 20 parceiros oficiais do Avião Solidário no Brasil são, além da Associação Caatinga, Amigos do Bem, Embaixadores da Educação, Gastromotiva, Gerando Falcões, Rede Tênis Brasil, Junior Achievement, Make a Wish Brasil, Instituto Rodrigo Mendes, Asbrad, IAQ (Instituto de Apoio ao Queimado), Alto Arapiuns, Amazone-se, V. Volunteer, Ampara Animal, FAS, SOS Mata Atlântica, GRAD, Cruz Vermelha e Movimento União BR. O programa Avião Solidário tem também mais de 50 alianças com organizações sociais e da sociedade civil no Chile, Colômbia, Equador e Peru, além do Brasil.

 

Reserva Natural Serra das Almas


A Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), é gerida pela Associação Caatinga e é um importante espaço de preservação para várias espécies da Caatinga. O local é a maior Reserva Particular de Patrimônio Natural do Ceará, abrigando 230 espécies de aves, 45 espécies de répteis, 45 espécies de mamíferos e 33 espécies de anfíbios, além de quatro nascentes, sete trilhas ecológicas, exposições sobre tecnologias sustentáveis e réplicas de animais em tamanho real. A RNSA contribui significativamente com a biodiversidade da Caatinga, pois evita o escoamento de 1,5 bilhão de litros de água

A unidade também é reconhecida pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga, por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela interação com as unidades rurais do seu entorno. O espaço oferece alojamento com refeitório, dormitório e loja física para os visitantes.

 

Sobre a Associação Caatinga


A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !