Pesquisa do Reclame AQUI aponta moda e beleza como preferências do consumidor para presentear as mães

GETTY IMAGES

Estudo ainda revela o que vai ditar a decisão da compra de uma das datas mais importantes para o varejo são a reputação das marcas e a qualidade dos produtos; 78% pretendem comprar de marcas e lojas que já conhecem

 

Às vésperas de uma das maiores datas do varejo, o Dia das Mães, o Reclame AQUI realizou uma pesquisa com cerca de mil consumidores para entender a intenção de compras para data, que revelou que itens de moda, roupas e calçados, são os mais apontados (52%) por quem vai comprar um presente, seguido por beleza e perfumaria (50%). Além deles, os acessórios, como bolsas, colares e brincos, aparecem na lista e foram citados por 26% dos respondentes. O estudo aponta, ainda, que o consumidor está mais cauteloso, exigente e criterioso na hora da escolha do presente. E o que dita a decisão na hora da escolha são a reputação das marcas e a qualidade dos produtos.

De acordo com os resultados, 46% afirmam que vão presentear neste Dia das Mães. No entanto, apesar da tradição, a decisão de compra não está consolidada para uma parcela significativa dos consumidores 27%. No ano passado, esse índice era menor e apenas 16% ainda não haviam decidido.

O preço dos presentes também pode pesar na decisão, segundo a pesquisa. Entre os consumidores que não vão presentear (também 27%), a questão financeira parece ser o principal obstáculo: 22% afirmam que está tudo muito caro e o bolso apertado.

Ou seja, a intenção de compra existe, mas precisa de estímulo. As lojas já podem antecipar as campanhas promocionais para oferecer boas condições de pagamentos e construir confiança para destravar os indecisos.

 

Confiança dita a escolha do presente

Mesmo com a cautela no orçamento, a decisão de compra não será baseada só no preço. Os consumidores precisam sentir que estão realmente fazendo um bom negócio. Entre os fatores que mais pesam na decisão dos consumidores na hora da compra, a qualidade do produto é apontada por 54%.

No entanto, a qualidade sozinha não vai garantir venda. Os resultados da pesquisa apontam que a confiança, construída com base na reputação e nos reviews, é o fio condutor da jornada de compra. Não por acaso, a reputação da empresa é um dos critérios mais decisivos na hora da escolha, sendo mencionada por 41% dos entrevistados.

Enquanto isso, 26% afirmam que avaliações e opiniões de outros consumidores influenciam diretamente na escolha. E esse dado ganha ainda mais força quando 15% dos consumidores afirmam que já caíram em golpes comprando presentes para o Dia das Mães.

 

Consumidor já definiu o quanto pode gastar

A pesquisa aponta que 42% pretendem manter o mesmo valor de presente em comparação com 2024. Com isso, o ticket médio se mantém dentro da faixa histórica de anos anteriores: 77% este ano planejam gastar entre R$100 e R$300 com o presente.

O PIX é o meio de pagamento predileto para 40% dos entrevistados, revelando uma tendência de compras à vista, com maior controle do orçamento, sem gerar dívidas. Mas uma parte dos consumidores ainda vai recorrer ao crédito: 36% afirmam que vão parcelar as compras para driblar o orçamento apertado e garantir um respiro financeiro durante os próximos meses.

 

Confiança é importante para definir o local da compra

A pesquisa também traz um dado importante sobre a experiência de compra: 78% dos consumidores pretendem comprar de marcas e lojas que já conhecem. Apesar da fidelidade, 21% dos consumidores estão dispostos a experimentar novas lojas.

Ou seja, tem espaço para o novo, mas é importante investir em atendimento, informação e reputação online. Além disso, para as marcas já consolidadas, a experiência não pode ficar de lado, é preciso se manter consistente.

E quando o assunto são os canais de compra, a busca por conveniência continua, mas sem abrir mão da confiança. As lojas físicas continuam relevantes, principalmente o comércio local, 33% dos entrevistados disseram que preferem comprar em lojas de bairro, seja pela proximidade, confiança e possibilidade de ver o produto de perto.

Mas é no digital que o consumidor vai depositar sua confiança, em sites de marcas já conhecidas como os marketplaces e grandes redes varejistas. Os sites oficiais e e-commerces aparecem com 36% das intenções de compra.

O consumidor transita entre os canais. Não por acaso, essa foi uma tendência identificada em outra pesquisa recente realizada pelo Reclame AQUI. Isso significa que ele está aonde for mais conveniente e espera, segurança e consistência em todos os pontos de contato. Quem aposta em uma jornada fluída, independente do canal escolhido sai na frente. Inclusive, vale lembrar: o unified commerce, integração e centralização de todos os canais de venda, é a aposta da vez!

 

Dicas do Reclame AQUI para garantir o presente do Dia das Mães

Planeje o quanto você pode gastar: defina um orçamento antes de ir às compras. Ter um limite claro do quanto você pode gastar, ajuda a evitar comprar por impulso e encontrar um presente bacana dentro das suas possibilidades.
Pesquise a reputação da loja antes de comprar: seja na loja física ou online, a reputação não pode ficar de lado! Antes de fechar negócio, pesquise o nome da loja no Reclame AQUI, veja como anda a reputação e o atendimento da loja na plataforma. E atenção, fique de olho no índice de solução, desconfie de empresas que não resolvem os problemas!

Desconfie de preços muito baixos: se o preço está baixo demais, cuidado! Durante as datas comerciais, podem surgir muitas promoções imperdíveis como gatilho para os golpes online. Verifique se o site é confiável com o Detector de Site Confiável do Reclame AQUI.
Cuidado com o PIX: o pagamento pelo PIX é uma facilidade e tanto, mas na prática, exige cuidados! Evite transferências direto para pessoas físicas e sempre confira o nome do destinatário antes de confirmar a transação.

Consulte os reviews: nada melhor do que contar com a experiência de quem já comprou. Os reviews te ajudam a entender se o produto e a loja são confiáveis. Além de saber o que outros consumidores acharam sobre o atendimento, a qualidade do produto e a experiência de compra.
Fique atento aos prazos de entrega: não dá para deixar o presente para última hora. Por isso, se você é do time que vai comprar online, confira atentamente o prazo de entrega antes de pagar. Não adianta um preço muito bom, se o presente não chegar a tempo.
Confira o resultado da pesquisa de Dia das Mães Reclame AQUI.

 

Pesquisa aplicada entre os dias 23 e 28 de abril no site do Reclame AQUI com a participação de cerca de 1.000 consumidores

1.Você já caiu em golpes enquanto comprava presente de Dia das Mães?

Sim 15%
Não 85%

 

2. Por qual perrengue de Dia das Mães você já passou?

(Marque até três opções)

Nunca passei por um problema nessa data 57%

Comprei o presente online só chegou após o Dia das Mães 14%
Comprei de uma loja desconhecida e o presente nunca chegou 13%

Deixei a compra para a última hora e minha mãe ficou sem presente 12%
Dei um presente que a mãe não gostou 11%
O presente não serviu e a mãe teve dificuldade para trocar 8%

 

3.Vai comprar presente de Dia das Mães este ano?
Sim, vai ter presente! 46%

Ainda não decidi 27%

Não vai rolar 27%

4.Por que não vai presentear no Dia das Mães?

Não tenho a quem presentear 47%

Está tudo muito caro e o bolso apertado 22%

Não tenho costume de presentear em datas comemorativas 8%

Outro motivo 23%

 

5.Ao comprar o presente de Dia das Mães, o que você leva em consideração?
(Marque até três opções)

Qualidade dos produtos 54%

Reputação da empresa/marca 41%

Reviews (opiniões e feedbacks) de outros consumidores 26%

Experiência anterior com a marca 22%

Condições de pagamento (à vista, a prazo…) 20%

Opções de pagamento (boleto, débito, crédito, PIX…) 18%

Considero recomendações de amigos, familiares ou influenciadores 13%
Nenhuma das alternativas, apenas sigo o plano de compra 10%

Envolvimento da marca em questões ambientais e sociais 3%

 

6.Quais tipos de presentes você está pensando em comprar em 2025?
(Marque até três opções)

Roupas e calçados 52%

Produto de beleza e perfumaria 50%

Acessórios (bolsas, colares, brincos…) 26%

Alimentos/bebidas (chocolates, cesta de café da manhã…) 9%

Flores 9%

Linha branca de eletrodomésticos (geladeira, micro-ondas…) 5%

Smartphone 5%

Eletrônicos (fones, tablet, smartwatch, Kindle…) 4%

Livros 4%

Viagem 4%

Experiências (massagem, degustação de vinho, etc) 3%

Outros 4%

 

7.Onde planeja comprar o presente de Dia das Mães?

Lojas online, em sites oficiais, e-commerces, marketplaces… 36%

Lojas físicas, no comércio do bairro 33%

Lojas físicas, em grandes redes 19%

Lojas online via redes sociais 10%

Outros 2%

 

8.Sobre as lojas e marcas, para comprar o presente:

Vou comprar de onde sempre compro e já conheço 79%
Este ano vou experimentar marcas e lojas novas 21%

9.Em relação a 2024, sobre o valor do presente para este ano:

Vou manter o presente no mesmo valor de 2024 42%

Vou gastar um pouco mais este ano, em relação a 2024 39%

Vou gastar menos do que em 2024 19%

10.Qual o orçamento planejado para presentes do Dia das Mães?

 

Entre R$101 e R$300 50%

Até R$100 27%

Entre R$301 e R$500 13%

Entre R$501 e R$700 3%

Entre R$701 e R$900 2%

Mais de R$1.000 5%

 

11.Como pretende pagar o presente?

À vista, no PIX 40%

Parcelado no cartão de crédito 36%

À vista no cartão de crédito 16%

À vista no débito 5%

Parcelado no boleto 1%

À vista, no dinheiro vivo 1%

Carteiras digitais 1%

À vista no boleto 0%

Parcelado no PIX 0%