Pesquisadores e especialistas em autismo participam nos dias 23 e 24 de setembro do 4º Simpósio NPC – Transtorno do Espectro Autista 

Com palestras gratuitas, serão abordados temas de grande relevância para os autistas e suas famílias, como mercado de trabalho, adolescência neurodivergente, treino parental, entre outros.

Mesmo com o aumento de pesquisas e do número de diagnósticos em públicos de idades distintas, os transtornos de neurodesenvolvimento ainda geram muitas dúvidas e preconceitos.  No caso do autismo, dados mais recentes de estudo publicado na Jama Pediatrics, revista médica, apontam que a prevalência do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) aumentou nos últimos anos e já chega a 1 para 30 em crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos.

Com o objetivo de discutir, trocar experiências e se aprofundar sobre os Transtornos do Neurodesenvolvimento, o Neuropsicocentro (NPC), clínica multidisciplinar especializada no atendimento do autista, realiza nos próximos dias 23 e 24 de setembro o 4º Simpósio NPC. O evento será realizado com transmissão online, ao vivo e gratuito, reunindo palestrantes especialistas e pesquisadores que são referências em suas áreas de atuação para falar sobre temas que envolvem o Transtorno do Espectro Autista – TEA.

De acordo com Silviane Andrade, neuropsicóloga e sócia-diretora do NPC, o Simpósio é realizado com propósito de “tornar o mundo melhor para as pessoas autistas através da inclusão”. Nesse sentido, o evento abordará diferentes assuntos dentro da jornada do autismo como “Psicofarmacologia: O canabidiol é mesmo uma promessa para o autismo?” com o Médico Neurologista e Chefe da Unidade de Neurologia Infantil do Instituto da Criança no Hospital das Clínicas da USP, Dr. Erasmo Casella; “Treino parental no auxílio às intervenções para crianças autistas” com a professora da Universidade de Washington (EUA), Karen Bearss; “A criança cresceu e agora? Adolescência neurodivergente”, com o psicólogo da Academia do Autismo, Fábio Coelho; e “Educar a criança com TEA: Relato de uma mãe” com Violet Shibuta, do Family on Board.

O evento abordará ainda outros temas de grande relevância para os autistas e suas famílias, como mercado de trabalho, habilidades sociais, comunicação, educação, atividade física, inclusão para além da escola, entre outros. Todas as palestras terão acessibilidade com intérprete de Libras.

No total, serão 12 horas de palestras e 13 temas voltados para pais, profissionais da Saúde e da Educação e pessoas interessadas na temática. “Nas primeiras edições, que foram presenciais, tivemos mais de 600 pessoas reunidas em busca de conhecimento, agora já contamos com quase 60 mil inscritos, o que ainda pode aumentar. Essa é uma das principais formas de inclusão, a partir da informação. Quanto mais as pessoas conhecerem sobre o universo do autista, maior a chance da gente ter uma sociedade mais compreensiva e integrada”, afirma Silviane.

Oficinas

Além das palestras gratuitas do Simpósio NPC, os participantes poderão ter acesso a oficinas com especialistas que acontecerão no dia 23/09 mediante taxa de inscrição. Na 1ª Oficina, a psicóloga e especialista em Psicomotricidade Clínica e Educacional, Dayane Vieites, juntamente com Júlia Mattos, supervisora ABA na Neuropsicocentro e psicoterapeuta individual, irão explicar processos, protocolos, montagem de plano de intervenção e estratégias e “Como construir um Programa ABA”.

Com o intuito de ampliar o conhecimento e apresentar alguns instrumentos e caminhos para o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais para crianças e adolescentes autistas em seu processo de autonomia, o psicólogo, pesquisador e especialista em Intervenção ABA pela Child Behavior Institute of Miami, Jefferson Castro, irá realizar a 2ª Oficina que tem como tema “Habilidades Sociais no TEA: Conheça as Estratégias de Intervenção”.

Levando em consideração a significativa importância da escola no desenvolvimento de crianças e adolescentes autistas, para concluir as ações formativas de oficinas, a especialista em psicopedagogia e em Neuropsicologia Aplicada à Educação, Patrícia Pessoa, irá abordar a temática “Adaptar para incluir: adaptação de materiais escolares”. O objetivo é falar sobre a necessidade de suportes instrucionais que atendam a diversidade dos alunos, incluindo instrução diferenciada, adaptação e modificação individualizada.

As inscrições podem ser feitas no link: http://simposionpc.com.br/.

Confira a programação do 4 Simpósio NPC – Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Sexta-feira 23/09

13h- Oficina 1: Como construir um programa ABA? com Júlia Mattos e Dayane Vieites

15h- Oficina 2: Habilidades sociais no TEA: conheça as estratégias de intervenção com Jefferson Castro

17h- Oficina 3: Adaptar para incluir: oficina prática de adaptação de materiais escolares

Patricia Pessoa

Palestras

19h- Psicofarmacologia: O canabidiol é mesmo uma promessa para o autismo? com o professor da USP, Dr. Erasmo Casella.

19h40- Autismo e transtornos associados com Dr. José Leandro

Sábado 24/09

Palestras

08h20- Modelo Denver com Michelle Procópio

09h00- Funções executivas no TEA com Silviane Andrade

09h40 – Comunicação além da fala: estratégias da fonoaudiologia na intervenção para o autismo com Ana Lúcia Kozonara

10h40 – Autistas e o mercado de trabalho com Rute Rodrigues (Specialisterne Brasil)

11h20 – Treino parental no auxílio às intervenções para crianças autistas com Karen Bearss

14h- A criança cresceu e agora? Adolescência neurodivergente com Fábio Coelho

14h40- Habilidades Sociais e TEA com Haroldo Neto e Jefferson Castro

15h20- Educar a criança com TEA: Relato de uma mãe com Violet Shibuta (Family On Board)

16h20- Intervenções terapêuticas para pessoas autistas com disfunções de integração sensorial com Marco Leão

17h – Benefícios fisiológicos do exercício físico para a criança com TEA com Rodrigo Brivio

17h40- Os desafios da inclusão para além da sala de aula com Patrícia Pessoa

Sobre o Neuropsicocentro

Criado em 2008 pelas psicólogas Silviane Andrade e Clarissa Leão, o Neuropsicocentro (NPC) é pioneiro no estado do Ceará no desenvolvimento de programas de tratamentos especializados para autistas, orientação através da psicoeducação, diagnóstico e suporte terapêutico. Junto à sua segunda sede, NPC Life, a clínica atua nas áreas de Psicologia, Supervisão ABA, Neuropsicologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade Relacional, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psiquiatria.

Com o propósito de oferecer um serviço diferenciado através de sua equipe qualificada, a clínica, ainda, é centro de formação, editora de materiais didáticos adaptados e rede de transformação por uma sociedade mais inclusiva, à frente de projetos como o programa de amigos do autista NPC Friends, Editora Adapt e Lojinha NPC Toys.

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !