O setor de moda no Brasil é um dos mais importantes da economia, movimentando bilhões de reais todos os anos. Com o avanço da tecnologia e a mudança nos hábitos de consumo, as tendências de empreendedorismo nesse setor estão em constante evolução. De acordo com Daniela Branquinho, gerente de marketing do Estação Fashion, as principais tendências estão relacionadas à inovação, tanto no ambiente digital como na proposta de loja física, entre elas: uso de novas redes sociais; estratégias omnichannel; e experiência do cliente.
Com expertise na implementação de projetos de marketing, a gerente explica que o empreendedorismo digital tem sido cada vez mais explorado no segmento de moda, inclusive no mercado de atacado. “Lojas virtuais, marketplaces e redes sociais têm sido utilizados como canais de venda e estão em constante transformação, permitindo que empreendedores alcancem um público maior e expandam seus negócios, o que potencializa em grande escala o ponto de venda presencial. Ter estratégias omnichannel amplia as possibilidades de atendimento, partindo também do conceito figital, que une o digital com o físico, influenciando na tomada de decisão do consumidor na hora da compra”, explica.
Outra tendência no setor de moda é o customer experience (experiência do cliente em português). A gerente de marketing coloca que investir em estratégias de atendimento personalizado, customizado e voltado para o cliente proporciona uma experiência de compra única e influenciam na percepção que ele tem da marca.
“O conjunto de experiências e percepções ao longo de todo o processo de relacionamento com uma marca ou empresa é determinante para a fidelização do consumidor. Desde a qualidade do atendimento, facilidade de navegação em um site, a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, estrutura e conforto da loja até a entrega e suporte pós-venda, tudo isso faz parte do grande guarda-chuva que faz com que o cliente não só volte a comprar, mas também recomende”, destaca Daniela Branquinho.
Essa tendência tem ganhado força, principalmente entre o público mais jovem, que busca se destacar por meio de peças exclusivas e personalizadas. Para Daniela Branquinho, a chegada de uma nova geração com poder aquisitivo para consumir tem mudado as formas que as empresas estão se posicionando. “Temos uma nova geração, que é a geração Z, com poder aquisitivo para consumir produtos e serviços, o que influencia nas formas de consumo, nos modelos das peças, na moda em si. Essa geração está cada vez mais preocupada com questões relacionadas à diversidade, inclusão, personalização e valoriza marcas que buscam atender a todos os tipos de consumidores, independentemente de gênero, idade, raça ou tamanho”, afirma.
Para se destacar no mercado, os empreendedores precisam estar constantemente atentos não só às tendências do mercado, mas também às mudanças tecnológicas, a fim de manter-se competitivos e relevantes. Seguindo esse cenário, o Estação Fashion, novo empreendimento de moda atacadista, apresenta uma proposta inovadora para lojistas, fabricantes e consumidores.
O novo polo de moda atacadista do Ceará está em fase de expansão com a comercialização do setor de Praça de Alimentação e do Setor Azul, após a venda de 100% das unidades de box do Setor Laranja. “A proposta do Estação é possibilitar aos lojistas uma estrutura diferenciada que vai além do ponto de venda. Dentro do conceito figital, os lojistas também contarão com estrutura que dá suporte ao seu negócio como estúdio para fotografar catálogos e peças para redes sociais, central de distribuição para envio de mercadorias, entre outros espaços que agilizam e melhoram a logística”, sinaliza a gerente de marketing, Daniela Branquinho.
Fotos: Divulgação
Sobre o Estação Fashion
Com investimento de R$50 milhões, o Estação Fashion tem como proposta fortalecer o atacado de moda do Ceará com infraestrutura completa. A previsão de início das obras é maio de 2023, com conclusão do empreendimento em 2024. No total, serão cerca de 5 mil empregos gerados de forma direta e indireta. O empreendimento terá praça de alimentação, espaço para eventos, hub de serviços variados para lojistas e clientes, espaços de saúde e beleza, esteiras rolantes e fará também vendas online. Além de estacionamento com capacidade para 500 carros e 30 ônibus.
A localização privilegiada do Estação Fashion, próximo de pontos históricos e turísticos da capital, e com fácil acesso para quem utiliza transportes individuais, coletivos e rodoviários, ajuda a receber compradores da cidade, do interior cearense e mesmo de outros Estados.