O objetivo da marca cearense é oferecer educação acessível e de qualidade, inicialmente em Fortaleza e Região Metropolitana
Promover educação de qualidade e acessível por intermédio de um modelo eficiente e escalável. É assim que se apresenta ao mercado a rede cearense de ensino Multiverso Educação, cujo principal objetivo é implantar um plano de aquisição de escolas de médio porte e imprimir melhorias em infraestrutura, eficiência operacional e no contexto pedagógico, além de ampliar o portfólio com novos serviços, tais como ensino em tempo integral, esportes e inglês. Com isso, preserva-se o legado da instituição adquirida ao mesmo tempo em que a projeta a novos ciclos de crescimento.
A expectativa da rede é, nos próximos cinco anos, atingir R$ 100 milhões em faturamento, com cerca de 15 unidades, inicialmente em Fortaleza e Região Metropolitana, e, mais adiante, no Nordeste. “Estamos visitando escolas em Fortaleza e Região Metropolitana para chegarmos a dez unidades nos próximos três anos. Acredito, no entanto, que esse é um movimento muito maior. Por isso, estamos trabalhando para que ele seja regional no longo prazo”, afirma Fernando Pontes, CEO da Multiverso Educação.
Para viabilizar o projeto, a Multiverso Educação investiu em um centro administrativo, entregue no semestre de 2021, e em um time de executivos com vasta experiência em gestão. Toda a operação está sendo feita, inicialmente, com o uso de recursos próprios, mas já foram iniciadas conversas com fundos de investimento para que o projeto ganhe escala.
“Tive a oportunidade de nascer, crescer e estudar em uma escola que ajudou a me tornar quem sou hoje. Coincidentemente, minha mãe, professora Rosemary Pontes, é a fundadora dessa escola, que sempre foi a extensão da minha casa. Estou com ela desde sempre, ajudando para que seu legado cresça e se perpetue. Isso me levou a perceber que, ao invés de construir novas sedes e concorrer com escolas existentes, poderíamos continuar e perpetuar o legado de vários outros educadores, que, assim como minha mãe, possuem 30, 40 anos de história. É uma forma com muito mais significado e propósito de crescimento. Isso é especial, assim como o fato de sermos cearenses”, celebra Fernando.
História
A Multiverso Educação nasce do sonho da Professora Rosemary Pontes, quando fundou o Colégio Universo há 39 anos, em 1984. Seu trabalho está alicerçado em um projeto contínuo de proximidade entre escola e família como fortalecimento de um desenvolvimento integral de todos que participam da educação dos alunos. O interesse em replicar o sucesso da escola para outros locais levou o filho da Professora Rosemary, o administrador Fernando Pontes, a dar início à Rede Multiverso Educação.
“O Colégio Multiverso forma excelentes coordenadoras, que estão conosco, capacitadas e prontas para absorver novas oportunidades. Nas escolas adquiridas, nossa pretensão é garantir a permanência do maior número possível de profissionais, mas sempre uma coordenadora formada no Universo vira Diretora. É um movimento de crescimento, de geração de oportunidades e retenção de talentos, que nos ajuda a manter e aumentar o brilho no olho de todos os nossos educadores, os grandes agentes de transformação das escolas. É um movimento complexo e demorado, mas muito gratificante”, afirma a professora Rosemary Pontes.
Primeira escola adquirida
O Colégio Sousa Correia, no bairro Messejana, é a primeira unidade adquirida pela rede de ensino. O processo de aquisição foi concluído em setembro de 2021 e segue a cartilha da Multiverso. Trata-se de uma escola de bairro com tradição, fundada há 26 anos, por uma educadora que quis que seu legado entrasse, com a rede, em um novo plano de crescimento e renovação.
Fora a aquisição, que também incluiu o prédio e imóveis, a rede investe R$ 3 milhões, nos próximos três anos, para que consiga atender ainda mais e melhor os alunos da região.