Reveillon de Fortaleza: dois dias de festa no Aterro da Praia de Iracema

 FOTO DIVULGAÇÃO PREFEITURA DE FORTALEZA

 

Em Fortaleza, a festa de Réveillon 2023 ocorrerá nesta sexta-feira (30)  e sábado (31).  Para receber 2023, uma megaoperação foi articulada pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com secretarias municipais e estaduais para realizar o evento.

Com mais de 18 atrações, 1.800 profissionais de segurança e 170 veículos de transporte coletivo com destino ao Aterro da Praia de Iracema envolvidos, a Prefeitura estima a marca de mais de 1 milhão de pessoas presentes nos dois dias de festa. Além disso, cerca de 600 mil turistas devem comparecer à Cidade para curtir a festa da virada.

Réveillon 2023: confira as atrações e horários da festa em Fortaleza

Com dois dias de evento, o Réveillon 2023 de Fortaleza receberá várias atrações no Aterro da Praia de Iracema. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, artistas como Luísa Sonza, Xand Avião, Luan Santana, Alok e Mari Fernandez fazem parte do elenco que se apresentará na edição deste ano.

 

Confira os dias e os horários das atrações:

1º dia de festa – 30 de dezembro

Paulo José Benevides – 18horas
Jorge Aragão – 19h5min
Vanessa da Mata – 20h25min
Getúlio Abelha – 21h25min
Luisa Sonza – 22h35min
Daniela Mercury – 0 hora
Xand Avião – 1h20min
Nattan – 2h40min
Marcia Fellipe – 4 horas

2º dia de festa – 31 de dezembro

Waldonys / Camila Marieta – 18 horas
Felipe Amorim – 19h5min
Alcione – 20h10min
Alceu Valença – 21h35min
Alok – 23 horas
Nando Reis – 0h55min
Luan Santana – 2h20min
Mari Fernandez – 3h45min

 

Transportes públicos que circularão nas proximidades do evento

A Etufor reforça que a oferta de ônibus nos dias 30 e 31 de dezembro com 176 veículos extras, sendo 70 no dia 30 e 106 no da 31, lém de sete linhas expressas, saindo dos terminais da cidade.

Transporte coletivo gratuito no dia 31 de dezembro, com serviço sendo iniciado às 16h e encerrado às 5h do 1º de janeiro de 2023. A Tarifa Social estará em vigor de meia-noite até 16 horas do 31 e partir das 5 horas do 1º de janeiro. A gratuidade será garantida para todos os passageiros, seja nos ônibus, nas estações e nos terminais, no intervalo de tempo citado.

O trânsito e desvios nas imediações do evento

Com o objetivo de facilitar a  ida e vinda do público durante o Réveillon de Fortaleza, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) elaborou uma operação especial. O efetivo diário será composto por 226 agentes e orientadores, que estarão em atuação no entorno do Aterro da Praia de Iracema nos dias 30 e 31 de dezembro.

Os principais bloqueios viários terão início às 7h da manhã de sexta-feira, 30, até as 6h, do domingo, 1º. Em virtude da medida, motoristas devem ficar atentos às alterações na circulação. O acesso local estará garantido mediante apresentação de comprovante de endereço.

A opção de desvio para quem vem na avenida Historiador Raimundo Girão, sentido Centro/Mucuripe, é dobrar à direita na rua Ildefonso Albano e à esquerda na avenida Monsenhor Tabosa. Já para quem segue no sentido Mucuripe/Centro, a orientação é dobrar à esquerda na avenida Rui Barbosa e à direita na rua Dep. Moreira da Rocha (até às 16h). A partir desse horário, como a avenida Rui Barbosa estará bloqueada, o desvio de tráfego passa a ser à esquerda na rua Nunes Valente, à direita na rua Dep. Moreira da Rocha ou utilizar a Rua Tenente Benévolo.

Para se divertir com segurança, a AMC orienta que os condutores não bebam e dirijam, respeitem os limites de velocidade e priorizem a travessia de pedestres.

 

Esquema de segurança durante a festa:

Ao todo, 1.857 profissionais, entre policiais militares, policiais civis e bombeiros, atuarão na Operação Réveillon 2023, coordenada pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) e com reforço da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS-CE. O trabalho será feito de forma integrada com apoio de forças amigas, como Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

 

Limpeza da praia após o evento

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, a limpeza nos dois dias de festas da virada de Fortaleza será dividida em três grandes setores da orla: Avenida Beira-Mar, Aterrinho e Aterro da Praia de Iracema. Os serviços contemplam a faixa de areia, o calçadão e as travessas que se estendem desde a Ponte Metálica, na Praia de Iracema, passando por toda a extensão da Avenida Beira-Mar, até chegar ao Mercado dos Peixes, na Praia do Mucuripe.

Em ambos os dias, a operação de limpeza será posta em prática no pós-evento, das 6 às 15h, ou seja, serão nove horas de trabalho contínuo. Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro do novo ano, serão mobilizados 688 funcionários da limpeza urbana da cidade. A cada dia, 309 garis e outros 35 funcionários das equipes de motoristas, operadores de máquinas e supervisores da Ecofor terão a missão de retirar todo o resíduo sólido gerado durante os dias de festa.

Ao todo, serão disponibilizados 35 equipamentos para auxiliar no trabalho das equipes, incluindo quatro pás-carregadeiras, duas varredeiras de areia, quatro compactadores, três microcoletores, dois carros-pipas, seis caçambas, onze contêineres e um veículo equipado com sistema roll on roll off, que carrega e descarrega os resíduos de forma mais rápida.

 

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !