Saiba em que casos e para quem a cirurgia refrativa é indicada

 

Pessoas com problemas de visão e que têm alto grau dependem de óculos ou lentes de contato para ter qualidade de vida. Muitas não se adaptam ao uso desses artifícios e desejam enxergar bem sem eles. Para esses casos, oftalmologistas indicam a cirurgia refrativa, alternativa que corrige problemas como miopia, astigmatismo, hipermetropia e, em alguns casos, presbiopia. E para quem esse tipo de procedimento é indicado? E em quais casos?

“Os principais requisitos para a cirurgia refrativa é ter uma córnea saudável, estabilidade do grau e ser maior de 18 anos”, explica o médico oftalmologista e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Giuliano Veras. Uma avaliação com um especialista é essencial para exames detalhados na córnea e na retina, além de adequar cada situação ao tratamento adequado. “Para pacientes com mais idade e que não desejam mais usar óculos, indica-se a cirurgia de catarata com finalidade refrativa. Para os que têm algo grau, são mais jovens e em situação que o laser não tem efeito prático, é possível fazer uso de lente fácica. Assim, não apenas o laser é utilizado para essa correção da visão e cada caso precisa de análise direcionada”, aponta o médico.

Com a cirurgia, é possível abolir o uso de óculos de grau, pois a tecnologia utilizada é segura e eficaz. Estatísticas mostram que 95% dos pacientes míopes ficam com o grau residual menor que 0,50.

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !