SALÃO SOBRAL DE ARTES VISUAIS LANÇA INSCRIÇÕES PARA SEMINÁRIO E APRESENTA PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA 

O Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – Ecoa Sobral, abre inscrições para o Seminário “Arte sobre trilhos: educação e políticas culturais para as Artes Visuais” e lança a programação artística do Salão Sobral, envolvendo espetáculos, shows, performances e exposição.

Em sua primeira etapa, o projeto Salão Sobral de Artes Visuais promoveu Oficinas de Pintura, Fotografia e Colagem, Laboratório de Arte Urbana e Curso Livre para Mediação de Museus. A próxima etapa acontecerá de 18 a 27 de abril, ao longo de duas semanas, contemplando Seminário, Espetáculos de Dança e Teatro, Shows Musicais, Performance e Exposição com 27 obras de artistas de vários estados do Brasil. A programação é gratuita.

O Seminário “Arte sobre trilhos: Educação e Políticas Culturais para as Artes Visuais” busca discutir o panorama histórico e em perspectiva das Artes Visuais no município de Sobral, tendo como horizonte a Escola de Belas Artes Raimundo Cela, importante equipamento, recém inaugurado, chamando atenção para a necessidade da participação ativa da comunidade artística, sociedade civil e poder público na efetivação de políticas formativas para as Artes, sobretudo as Artes Visuais, linguagem central do Salão Sobral. As inscrições estão abertas e são feitas por meio do link: https://ecoasobral.org/seminario-arte-sobre-trilhos-educacao-e-politicas-culturais-para-as-artes-visuais/.

O Seminário apresenta mesas e painéis voltados para o debate da criação e conceituação de projetos e equipamentos direcionados para o fomento e a fruição da arte-educação, com mediação de artistas, pesquisadores e gestores da cidade de Sobral, bem como, de outros municípios e estados, transformando este espaço em uma plataforma destinada a refletir a implementação do projeto pedagógico da Escola de Belas Artes Raimundo Cela.

A programação artística contará com apresentação do espetáculo de teatro “Há uma festa sem começo que não acaba com o fim” do Grupo Pavilhão da Magnólia (Fortaleza-CE); apresentação do espetáculo de dança “Dançar Paulo Freire” da Cia Balé Baião (Itapipoca-CE); shows musicais das bandas e artistas: Procurando Kalu (Sobral-CE), Sra. Preta (Sobral-CE), Cumade Cremosa (Sobral-CE), Letícia Muniz (Viçosa do Ceará-CE) e Alice David (Sobral-CE); performance coletiva “Brasil Terra Indígena”; exposição curada através da Chamada para Seleção de Trabalhos Artísticos para o Salão Sobral de Artes Visuais, que selecionou obras de artistas do Ceará, bem como, do Piauí, Paraíba, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O Diretor de Ação Cultural do Instituto Ecoa, Felipe Castro,  responsável pela direção geral do projeto, pontua que, “Esta 8ª edição do Salão Sobral, tem um novo frescor, pois marca, especialmente a sua retomada, após mais de uma década interrompido. A realização do Salão Sobral no atual contexto de refundação do País, colabora para reposicionar o município no mapa dos circuitos nacionais, e também, projeta-o como referência na formulação e implementação de políticas, programas e projetos voltados para a formação, criação e difusão das Artes Visuais e suas novas tecnologias.”

O Salão Sobral de Artes Visuais é apresentado pela Enel e pelo Governo do Estado, com realização do Instituto ECOA, consultoria executiva da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, apoio cultural da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult) de Sobral, com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Governo do Estado, por meio do XIII Edital Mecenas do Ceará.

SERVIÇO

Salão Sobral de Artes Visuais

Período: 18 a 27 de abril de 2023

Site: https://ecoasobral.org/

Redes sociais: Instagram: https://www.instagram.com/ecoasobral/ / Facebook: https://www.facebook.com/ecoasobralce / Twitter: https://twitter.com/ecoasobral

Inscrições Seminário: https://ecoasobral.org/seminario-arte-sobre-trilhos-educacao-e-politicas-culturais-para-as-artes-visuais/

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !