Senac Ceará e UFC realizam Congresso Internacional de Gastronomia

 

De 12 a 16 de dezembro, o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE), realiza em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), o V Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos. As palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos acontecem de 13 a 16, no Hotel Praia Centro; sendo que no dia 12 o Senac promove uma expedição de turismo gastronômico e no dia 13 tem oficinas no Senac Aldeota.

O congresso acontece desde 2013, reunindo profissionais, professores, pesquisadores, estudantes e representantes do governo de todo o Brasil, que possuem atuação na área de Gastronomia e afins. O objetivo é a troca de experiência, bem como a disseminação do conhecimento e o registro da cultura gastronômica regional do país.

Sobre a importância de participar do congresso, a diretora regional do Senac Ceará, Débora Sombra ressalta que “para além de educar para o trabalho, a instituição também desenvolve pesquisa, tem publicações especializadas e empresas-escolas nessa área. Participa ainda do Plano Diretor de Gastronomia Senac e realizou no ano passado, junto com a UFC, o Colóquio da Lei da Gastronomia, que reuniu toda a cadeia produtiva para contribuir para o melhor uso da lei no Estado. Estamos atuando constantemente para o desenvolvimento desse segmento, tão importante para a economia quanto para a cultura do país”.

Expedição de Turismo Gastronômico

Em parceria com o Alquimista da Caatinga, o Senac realiza no dia 12 uma expedição de turismo gastronômico voltada para estudantes, pesquisadores e profissionais da gastronomia, como uma prévia do Congresso. A expedição tem como destino a Comunidade da Lagoa de São João, em Aracoiaba, e os visitantes vão conhecer a produção de cajuína e da Cauina – Espumante de Caju, além de participar de um workshop de vinhos e espumantes com o responsável pela pesquisa e desenvolvimento de produtos da marca Alquimista da Caatinga, Vicente Monteiro; a instrutora e pesquisadora em Gastronomia, Nilza Mendonça (Senac/CE); e a barmaid Letícia Sousa (Senac/CE). São 30 vagas, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no perfil do Instagram @senacce.

Oficinas no Senac Aldeota

            Na terça-feira (13), o Senac Aldeota promove três oficinas com instrutores da instituição. Os pratos a serem ensinados exploram o potencial e a versatilidade dos insumos regionais em receitas que vão além dos preparos cotidianos, em apresentações criativas e contemporâneas. As vagas são limitadas e o aluno vai poder preparar o prato passo a passo, de acordo com as orientações do instrutor, em uma das cozinhas pedagógicas da unidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line (ver serviço).

            Nilza Mendonça prepara um Feijão Verde com Frutos do Mar e Crispy de Taioba. Robério Marques ensina o prato Suíno na Redução de Cajuína, Mil Folhas de Batata e Jerimum com Crostini de Tapioca. Por fim, Matheus Vieira apresenta o Entremet Infinitamente Caju.

Mesas-redondas

            Para as mesas-redondas, o Senac traz quatro convidados. Na quarta-feira (14), a discussão sobre Empreendedorismo Social na Gastronomia traz as visões de mundo e experiências de Patty Durães (SP) e Edson Leite (SP). Formada em Relações Internacionais, Patty é produtora, pesquisadora de culturas alimentares, mentora de projetos afro empreendedores de gastronomia e curadora da Feira Preta. Edson é chef de cozinha, empreendedor e criador da Gastronomia Periférica – junto à psicóloga e socióloga Adélia Rodriguez. Trata-se de um negócio social e sustentável, que desde 2012 promove o direito universal à inclusão social e cultural a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, por meio da gastronomia.

            Na quinta-feira, o Senac convida os professores e pesquisadores Ceci Figueiredo (RJ) e Gustavo Guterman (RJ), para uma conversa sobre Educação em Gastronomia e a Prática Profissional. Ceci é coordenadora acadêmica e docente no curso de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde está à frente do Projeto para Aceleração de Empreendedores Gastronômicos e da Semana Acadêmica de Gastronomia. Professor e Coordenador do Instituto Federal Fluminense (IFF), Gustavo é cozinheiro profissional graduado pelo centro de formação internacional Alain Ducasse Formation (ADF) e professor-pesquisador da Gastronomia.

Palestra de encerramento

Da Política às Práticas Coletivas na Luta Contra a Fome: A partir de como Enxergamos a Fome, Definimos Nossas Ações é o tema da palestra de Adriana Salay que encerra o Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos. Adriana é historiadora e pesquisa hábitos alimentares no país há 10 anos. Desenvolve hoje um doutorado em História Social na Universidade de São Paulo (USP) sobre a fome e é professora de cursos de pós-graduação em Gastronomia. Coordena ainda o projeto Quebrada Alimentada, que por meio de doações e utilizando a estrutura de restaurantes, distribui refeições para pessoas em vulnerabilidade alimentar na periferia de São Paulo. Ela é também uma das articuladoras da campanha Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome.

 

SERVIÇO

V Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos

Data: De 12 a 16/12

Local: Hotel Praia Centro – Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema

Horário: Das 8h às 19h

Mais informações: https://doity.com.br/cgcacongresso/

Expedição de Turismo Gastronômico

Data: 12/12

Inscrição: @senacce (link na bio)

 

Oficinas Senac/ce

Data: 13/12

Local: Senac Aldeota – Av. Desembargador Moreira, 1301 – Aldeota

 

Feijão Verde com frutos do mar e crispe de taioba – Nilza Mendonça

Horário: 8h30 às 10h30

Inscrição: https://cloud.plataforma.senac.br/senacmatricula/#/?regionalid=18&planodecursoid=91650&turmaid=58905&unidadeoperativaid=152&origemdorecurso=3&recursofinanceiroid=3

Suíno na redução de Cajuína, mil folhas de batata e jerimum com crostini de tapioca – Robério Marques

Horário: 11h às 13h

Inscrição: https://cloud.plataforma.senac.br/senacmatricula/#/?regionalid=18&planodecursoid=91607&turmaid=58789&unidadeoperativaid=152&origemdorecurso=3&recursofinanceiroid=3

Entremet infinitamente caju – Matheus Vieira

Horário: 13h às 15h

Inscrição: https://cloud.plataforma.senac.br/senacmatricula/#/?regionalid=18&planodecursoid=91630&turmaid=58902&unidadeoperativaid=152&origemdorecurso=3&recursofinanceiroid=3

Mesas-redondas

Local: Hotel Praia Centro

Inscrição: https://doity.com.br/cgcacongresso/inscricao

 

Empreendedorismo Social na Gastronomia – Patty Durães e Edson Leite

Data: 14/12

Horário: 15h30 às 17h30

Educação em Gastronomia e a Prática Profissional – Ceci Figueiredo e Gustavo Guterman

Data: 15/12

Horário: 15h30 às 17h30

Palestra de Encerramento

Da Política às Práticas Coletivas na Luta Contra a Fome: A partir de como Enxergamos a Fome, Definimos Nossas Ações – Adriana Salay

Data: 16/12

Horário: 17h30 às 19h30

 

 

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !