Cerca de 150 lojas dos Shoppings do Grupo JCPM participam da ação.
Nesta quinta-feira, dia 25 de maio, os Shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy participam da 17ª edição do Dia Livre de Imposto (DLI). O projeto é realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), e tem como objetivo conscientizar a população sobre a alta carga tributária e gastos públicos.
A edição deste ano, nos empreendimentos do Grupo JCPM em Fortaleza, é marcada pela presença de cerca de 150 lojas participantes que irão comercializar seus produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos consumidores. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto. E cabe a cada lojista participante escolher os itens ou serviços que vão fazer parte do DLI.
Para este ano, a expectativa do presidente da CDL Jovem de Fortaleza, Guilherme Colares, é que essa ação venha com uma adesão bem mais significativa, agregada a um debate saudável com a sociedade para mostrar a necessidade de realizar reformas que possam tornar o sistema tributário mais transparente, justo e eficiente. “O DLI é importante para que as pessoas percebam o problema da alta taxa de impostos, e não só aproveitem os descontos, mas que estejam atentas ao cenário econômico”, destaca Guilherme Colares.
Estatística
Segundo estudos do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), em 2021, o brasileiro trabalhou até o dia 29 de maio somente para pagar os tributos (impostos, taxas e contribuições) exigidos pelos governos federal, estadual e municipal. Por isso, a data do DLI ocorre no mês de maio, como forma de exemplificar na realidade aos consumidores de que, até a presente data, trabalhou-se só para pagar impostos.
A média de tributação, em relação à renda, patrimônio e consumo, levando-se em conta o rendimento médio brasileiro, está atualmente em 40,82%. Além disso, o Brasil se encontra na lista dos 30 países com maior carga tributária no mundo.
O DLI
O DLI foi criado em 2006 como uma forma de protesto contra as altas cargas tributárias no Brasil. O movimento chama atenção para a ineficiência do sistema tributário e a necessidade de simplificação e digitalização dos processos fiscais. Em 2022, o DLI realizado pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), em todos os Estados, contou com a adesão de mais de 40 mil lojistas.