Apenas a chapa “Vamos juntes, Jornalistas – Unidade em defesa do Jornalismo e da Democracia” apresentou-se para o pleito, que acontecerá de 26 a 28 de julho próximos, concomitantemente às eleições para a diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que tem a cearense Samira de Castro, também dirigente e ex-presidente do sindicato estadual, como candidata à presidenta.
Encabeçada pelo atual presidente da entidade, Rafael Mesquita, mestre e doutorando em comunicação e jornalista da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Estado do Ceará (Fetamce), a “Vamos juntes, jornalistas” é composta por 20 integrantes e cinco candidatos à Comissão Estadual de Ética.
De acordo com Rafael Mesquita, os jornalistas vivem o maior desafio profissional já enfrentado e precisam de um movimento sindical forte e unitário. “Conclamamos os jornalistas cearenses a compareceram às urnas do Sindjorce e da Fenaj e renovarem o compromisso com as nossas entidades de luta. Temos em nossas mãos a tarefa coletiva de reafirmar o nosso papel, assim como defender a importância do jornalismo para a sociedade. Vamos juntes, em defesa dos direitos e do trabalho decente para os jornalistas do Ceará”, enfatiza.
Eleitor
A Comissão Eleitoral comunicou que, de acordo com o Estatuto, no seu Art. 66, é eleitor o associado que tenha ingressado no quadro social do Sindicato até a data da publicação do Edital de Convocação (08 de junho de 2022), que até 10 dias corridos antes da data da eleição tiver quitado as mensalidades, e que estiver em gozo dos direitos conferidos pelo Estatuto do Sindicato.
Urnas
A eleição para o Sindjorce contará com três urnas fixas, sendo uma na sede do sindicato (Rua Joaquim Sá, 545), uma no Sistema Verdes Mares e outra no Grupo O Povo de Comunicação; e três urnas itinerantes, sendo duas circulando por locais de trabalho de Fortaleza e a última no Cariri cearense.
Para o pleito do sindicato, haverá ainda a possibilidade de votação em formato digital, com acesse à plataforma por e-mail. Serão beneficiados com esta mobilidade sindicalizados moradores de cidades que não contarão com urna física e pessoas que residem em outros estados ou estão em trânsito.
A eleição da Fenaj, por sua vez, será totalmente online. O eleitor recebe o acesso à plataforma de votação por e-mail.