Fazendas Fortaleza e Santa Maria, ambas no Piauí, receberão sites 4G em frequência de 700MHz;
Pensando na expansão da cobertura 4G e na oportunidade de reforçar sua presença digital no campo, a Insolo, um dos maiores grupos de produção agrícola do Brasil, anuncia um acordo com a TIM para ampliação do sinal em mais duas fazendas do complexo. Agora, além de Serra Grande, Cerro Azul e Ipê, que já recebem conectividade 4G da TIM desde 2019, as fazendas Fortaleza e Santa Maria serão incorporadas à maior rede 4G do país.
Com as novas propriedades, a TIM integra mais 40 mil hectares de cobertura 4G à Insolo, totalizando mais de 120 mil hectares em 5 fazendas. Localizadas na região sul do Piauí, as fazendas Santa Maria e Serra da Fortaleza produzem soja e milho e têm a maior área do país em uso de biodefensivos. Com a implementação do projeto 4G, cada fazenda receberá um site na frequência de 700MHz, habilitando a conectividade de máquinas e sensores e ajudando a concretizar um projeto de jornada digital da Insolo, integrando sistemas, dados e equipes, reduzindo o tempo de resposta e conectando máquinas no campo, em tempo real.
Esta é a segunda iniciativa em conectividade promovida pela Insolo com a TIM em 2022. Em março, a Fazenda Ipê, em Baixa Grande do Ribeiro (PI), recebeu a primeira edição da Expo Agro Digital, evento que contou com ativação do sinal 5G pela operadora e o início das operações da tecnologia de quinta geração no agronegócio brasileiro. Os projetos de expansão de cobertura móvel 4G para a Insolo já estão preparados para o 5G, antecipando uma demanda e uma oportunidade. Todo o backhaul de fibra para as duas novas fazendas é fornecido pela Brasil Net, habilitando a transmissão de dados até a fazenda com qualidade e eficiência. A parceria com Brasil Net foi essencial também para a Expo Agro Digital, quando foram os fornecedores de backhaul na operação com 5G.
Para Paulo Humberto Cerchi Gouvea, Diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, viabilizar projetos de conectividade para o agronegócio brasileiro é uma das prioridades da operadora: “Somos pioneiros no uso da frequência 700 MHz, disponibilizando a tecnologia em mais de 4.600 municípios e habilitando recursos essenciais para aplicações de Internet das Coisas. A conectividade é o diferencial para a evolução do agronegócio brasileiro, e com o 4G, estamos levando a transformação digital e a inclusão para fazendas e comunidades. Hoje, temos milhões de hectares cobertos com a tecnologia e somos líderes em cobertura 4G, presentes em mais de 5 mil cidades pelo país”.
Vagner Silva, Gerente de Tecnologia da Insolo, destaca a importância de conectividade para o grupo: “Somos pioneiros na implantação da agricultura de precisão e para seguir inovando, contamos com a TIM e a maior cobertura 4G do país. Há 20 anos, buscamos inovar não só na gestão de terras e no agronegócio, mas também desenvolvemos soluções que reduzem custos, beneficiam a comunidade e atendem às principais demandas em nossas fazendas. Com a chegada do 5G, compreendemos nosso papel para a evolução da tecnologia no campo, e contamos com a TIM para seguir sempre inovando”.