Tirolesa de Caucaia promete ser atração turística no município, a partir do segundo semestre

Neste feriado fui convidada a participar da inauguração da nova tirolesa pública na Lagoa do Cauípe, em Caucaia.

O roteiro do dia começou com café da manhã no Hotel e Pousada Katavento, oferecido pela Prefeitura de Caucaia, com a presença do prefeito Vitor Valim, da secretária de Turismo e Cultura Lívia Holanda e do presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, Leandro Alves.

De lá, seguimos para conhecer o santuário das tartarugas. O litoral caucaiense é considerado um grande berçário para as tartarugas marinhas, inclusive de espécies raras. Inclusive na área é expressamente proibido 🚫 o trafego de veículos, visando protegê-las.

A praia do Cumbuco, um dos locais onde há bastante desova de tartarugas, é a única praia do Ceará com certificação Bandeira Azul, uma chancela internacional que atesta o foco em excelência em gestão ambiental.

‘Por meio da preservação ambiental e desenvolvimento econômico andam juntos. Por isso não queremos veículos em faixa de praia, pois temos mais de 130 ninhos de tartaruga supervisionados pela Prefeitura, por isso também temos sido incansáveis na proteção ambiental, que nos trouxe a Bandeira Azul, certificação inédita para o município, e tantas outras importantes ações, que vêm para cuidar do maior patrimônio do município”, afirma Vitor Valim.

O ponto alto do passeio foi a visita à “Tirolesa de Caucaia”. O equipamento foi construído respeitando a legislação ambiental e os parâmetros internacionais de segurança. A atração foi idealizada para ser uma opção de lazer para visitantes e um atrativo a mais para o trade turístico do local. O novo equipamento foi um compromisso firmado pela gestão municipal devido às exigências dos “bugueiros” da região, que alegavam que a falta da atração afetaria o turismo no local.

A nova tirolesa foi instalada às margens do rio Cauípe. O equipamento possui 10 metros de altura em seu ponto mais alto, um percurso total de 200 metros de descida, no qual cada usuário fica suspenso por dois cabos de aço simultaneamente. O percurso dura em torno de 22 segundos, e pode atingir uma velocidade média de 30 km.

São quatro pontos de descida, podendo atender o mesmo número de turistas, de até 110 kg, simultaneamente. Uma licitação será realizada para selecionar a empresa que fará a gestão do equipamento, que deve começar a funcionar no segundo semestre deste ano.

Sobre as tartarugas: https://www.caucaia.ce.gov.br/informa.php?id=1068

Fotos divulgação

Compartilhar:

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !