Transmitido pelo Youtube da Fenacce, o evento encerra o Circuito Fenacce, ciclo de palestras que antecede a Feira Nacional de Artesanato e Cultura de 2022
Com o objetivo de ampliar o debate sobre as potencialidades do setor de artesanato e suas vertentes, a Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) promove, nos dias 24 e 25 de agosto, o IV Fórum Cearense de Artesanato. Gratuito e online, o evento tem como tema central “Design e Artesanato: Contemporaneidade e Tradição”, levantando o debate sobre a junção do fazer artesanal e suas características com as técnicas do design. O ciclo de palestras encerra a programação do Circuito Fenacce de 2022 com o apoio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e do PAB – Programa de Artesanato Brasileiro, e será transmitido no Youtube da Fenacce, a partir das 14h.
No total, serão realizados seis painéis com a participação de convidados que são profissionais envolvidos em diferentes etapas da cadeia produtiva, seja na gestão, produção, criação, pesquisa ou desenvolvimento de projetos. Entre eles, o desenhista industrial, José Francisco Argotty Benavides, que integra a abertura do evento, dia 24/08 às 14h. Com mais de 15 anos de experiências nacionais e internacionais no campo do desenho e desenvolvimento de produtos, o designer colombiano enaltece as habilidades dos artesãos no seu desenho, explorando a riqueza de seu entorno em comunhão com a inovação, a cor e as tendências. Desde 2015, desempenha a função de desenhista chefe de Artesanías de Colombia. O artista valoriza a diversidade das matérias-primas e os saberes que habitam na cultura material do seu país.
Abordando a temática “Artesanato mais Competitivo: O modelo do laboratório de designer colombiano”, o primeiro painel será mediado por Raquel Veras, e, além do artista colombiano, conta ainda com a presença de Patrícia Liebmann, coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato do Ceará (CeArt); e de Fábio Silva, coordenador geral de empreendedorismo e artesanato, na subsecretaria de micro e pequenas empresas no Ministério da Economia, sendo responsável pela gestão do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
Importante linguagem de materialização da cultura brasileira, o artesanato é também um setor da economia com alto potencial de geração de emprego e renda. Para Onélia Santana, secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, inovação e colaboração são fundamentais para o fortalecimento do artesanato, que é a identidade cultural do Estado, mas é também uma importante forma de geração de emprego e renda. “O artesanato é uma das principais manifestações culturais de um povo. É fundamental discutir o artesanato, suas riquezas, competitividade e as estratégias, como a união de designers e artesãos para que esses saberes tradicionais e históricos se mantenham atuais e inovadores e continuem sendo transmitidos de geração em geração”, afirma.
A organizadora da Fenacce e presidente do Sindieventos, Stella Pavan, destaca a importância da união para desenvolver ações que agreguem valor ao trabalho dos artesãos e fortaleçam o setor, como os cases de sucesso que serão apresentados no Fórum. “O estreitamento de parcerias, assim como a realização de eventos como a Fenacce, contribuem para o fortalecimento do artesão, abrindo novos horizontes para a disseminação dos talentos e dos negócios do artesanato, a exemplo do ‘Alagoas Feito à Mão’, do ‘Render-CE’ e de tantos outros projetos que existem pelo país”, pontua.
Design e Artesanato: Contemporaneidade e Tradição
No 2º painel, dia 24/08 às 15h30, mediado por Germana Mourão, gerente de comercialização da CeArt, a empresária, Celina Hissa, da marca Catarina Mina, juntamente com Emanuelly Kelly, professora do curso Design de Moda da UFC, irão falar sobre suas experiências em “Gestão de design e artesanato”. O 3º painel do primeiro dia acontece às 16h30 e abordará o “Projeto Render-CE: A tradição do artesanato” com mediação de Ticianne Gomes, gerente de Produção Artesanal na CeArt/SPS. O encontro reúne Raimundinha Muniz, veterana do artesanato de barro há mais de 60 anos; Ana Cláudia Farias, professora do Curso Design de Moda da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Raquel Amaro, que vem de uma família que tem o artesanato como fonte de renda.
O segundo dia do evento, 25/08, inicia às 14h30 com o painel “A resignação do artesanato através do design”, sendo mediado por Lúcia Coelho, gerente de Certificação na CeArt/SPS. Entre os painelistas estão Tavinho Camerino, arquiteto, designer de mobiliário que estreou no Salone Satélite 2022, espaço dedicado aos novos designers de todo o mundo durante o Salone Del Mobile de Milão; e Daniela Vasconcelos, gestora do Programa “Alagoas Feita à Mão”. Já às 15h30, o 2º painel traz a temática “Artesanato na Alta Costura” com Maynara Roberta de mediadora, ela é membro da Comissão de Certificação e Curadoria do Artesanato. A conversa contará com Jô de Paula, consultora de design, mentora e diretora criativa da marca que leva seu nome, a Jô de Paula; Fernanda Moriconi, professora dos cursos Tecnológico e Bacharelado de Moda da Universidade de Fortaleza (UNIFOR); e Almerinda Maia, estilista que destaca a renda renascença em suas produções e um dos nomes mais lembrados no handmade fashion.
Para completar a programação e encerrar o IV Fórum Cearense de Artesanato, acontece o painel “A contemporaneidade do artesanato na ambientação” às 16h30 com mediação de Circe Jane Teles da Ponte. Na mesa de convidados, estão o artista plástico, Túlio Paracampos, e Armênia Rocha, criadora da marca Alumiar Design de Luminárias, graduada em Design de Moda (UFC) e especialista em Iluminação e Design de Interiores (IPOG).
Para participar do Seminário, que será transmitido no Youtube da Fenacce, o público pode fazer inscrição no site oficial da Feira: www.fenacce.com.br.
Programação IV Fórum Cearense de Artesanato
Dia 24/08 –
14h – Tema: Artesanato mais competitivo: O modelo do laboratório de design colombiano, mediação de Raquel Veras
Convidados: José Francisco Argotty Benavides / Patrícia Liebmann / Fábio Silva
15h30m – Tema: Gestão de design e artesanato, mediação de Germana Mourão
Convidados: Celina Hissa / Emanuely Kely
16h30m – Tema: Projeto Render-CE: A tradição do artesanato, mediação de Ticianne Gomes
Convidados: Ana Claudia Farias / Raimundinha Muniz/ Raquel Amaro
Dia 25/08
14h30 – Tema: A resignação do artesanato através do design, mediação de Lúcia Coelho
Convidados: Tavinho Camerino / Daniela Vasconcelos
15h30- Tema: Artesanato na Alta Costura, mediação de Maynara Sales
Convidados: Jô de Paula / Fernanda Moriconi Freire / Almerinda Maia
16h30 – Tema: A contemporaneidade do artesanato na ambientação, mediação de Circe Jane Teles da Ponte
Convidados: Túlio Paracampos / Armênia Rocha
4ª Fenacce
Realizada pela A&M Promoções e Eventos em parceria com o Sindieventos CE, a 4ª Feira Nacional do Artesanato e Cultura (Fenacce) acontecerá em setembro, de 16 a 25, no Centro de Eventos de Fortaleza e contará com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da CeArt, do Sebrae, da ApexBrasil e do PAB- Programa do Artesanato Brasileiro.
Os interessados em participar do Circuito e ser expositor da 4ª Fenacce podem entrar em contato com a organização do evento através do site www.fenacce.com.br ou pelos telefones: (85) 3535.5900 / 99165.7323 (whatsapp).
Serviço:
IV Fórum Cearense de Artesanato
Data: 24 e 25/08
Horário: a partir de 14h
Formato online
Transmissão: Youtube Fenacce
Inscrições: www.fenacce.com.br
*Programação sujeita a alterações.