Unichristus doa retinógrafos portáteis para sistema público de saúde de Fortaleza

O retinógrafo portátil desenvolvido pela pesquisadora cearense Dra. Márcia Benevides Damasceno, que facilita o diagnóstico de doenças da visão, será implantado nos serviços de Atenção Primária de saúde em Fortaleza. Concebido durante seu mestrado em saúde pelo Centro Universitário Christus (Unichristus), o aparelho foi entregue para a Prefeitura em cerimônia na última terça-feira (18), na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Com a doação inicial de seis equipamentos de um total de 20, o retinógrafo consiste em um dispositivo que permite a realização do exame de fundo de olho e será destinado para a Rede Municipal de Saúde. O dispositivo, que opera em conjunto com um aplicativo chamado “Retina Fácil”, auxilia na detecção de problemas oculares e simplifica o acesso ao exame do fundo de olho, crucial para a detecção de várias condições, como glaucoma, diabetes e hipertensão.

“É um equipamento prático, portátil, de baixo custo e totalmente tecnológico. Estamos felizes de ver o produto sair da etapa de desenvolvimento para finalmente chegar ao mercado, principalmente no serviço de saúde pública. O Retina Fácil é antes de tudo uma iniciativa social, pois impacta diretamente na qualidade de vida da população. É um avanço muito significativo”, destaca a pesquisadora Márcia.

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !