Na oportunidade, também será lançado o livro “Dispositivo Amoroso” e o jogo de baralho “Emancipação: jogando contra o machismo”
Foto divulgação
A professora do departamento de Psicologia da UnB (Universidade de Brasília), Valeska Zanello, vem ao Ceará a convite do Coletivo de Mulheres da Educação de Maracanaú – Maria, do Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação de Maracanaú (Suprema) e do Coletivo de Psicologia, Lugar do Sentir, para debater Educação, Saúde Mental e Gênero. A palestra, seguida de lançamento de livros e jogo de baralho, tem a colaboração do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc) e acontece no dia 03 de fevereiro, em duas edições:
· 09h – Auditório da Adufc – Av. da Universidade, 2946, Benfica – Fortaleza
· 17h – Auditório do Suprema – Rua Manoel Pereira, 191, Centro – Maracanaú
Para participar do evento é necessário fazer inscrição porque as vagas são limitas nas duas edições.
Lançamento de livro e jogo
Depois do sucesso dos livros “Saúde mental, gênero e dispositivos” e a “Prateleira do Amor”, a doutora em psicologia clínica Valeska Zanello lança o livro “Dispositivo Amoroso: um guia de autoconhecimento e sobrevivência para mulheres” e o jogo de baralho “Emancipação: jogando contra o machismo”.
“Dispositivo Amoroso: um guia de autoconhecimento e sobrevivência para mulheres” é um livro de tirinhas baseado no capítulo sobre o dispositivo amoroso do livro “Saúde mental, gênero e dispositivos”.
Valeska Zanello, professora-doutora do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) e autora do livro, explica que, na obra, ela elencou “todos os gatilhos desse dispositivo e escolhi as histórias prototípicas que recorrentemente ouvi de mulheres (ao longo de 25 anos na clínica ou em pesquisas do meu grupo), para exemplificar esses gatilhos”. O livro tem ilustrações de Priscilla Miranda.
A professora Nívia Marques, Secretária de Políticas de Gênero do Suprema, recomenda a leitura e aponta que vai ajudar demais as mulheres a identificarem suas vulnerabilidades identitárias no amor e a se protegerem das relações abusivas.
Já o jogo “Emancipação: jogando contra o machismo” é educativo e trabalha com adolescentes e jovens (15 a 20 anos) como uma maneira de discutir o machismo cotidiano e as violências contra as mulheres.
Também haverá venda de livros e autógrafos da autora.
Sobre a autora:
A professora doutora Valeska Zanello é graduada em Filosofia e em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), onde também concluiu o doutorado em Psicologia, com período de pesquisas na Université Catholique de Louvain (Bélgica). É professora do departamento de Psicologia Clínica da UnB, onde também orienta o mestrado e o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em saúde mental, gênero, psicanálise e filosofia da linguagem. Coordena o grupo de pesquisa “Saúde Mental e Gênero”, com foco em mulheres e interseccionalidade com raça e etnia.
SERVIÇO: