Campanha Fevereiro Laranja busca conscientizar a população sobre a Leucemia 

O Centro Pediátrico do Câncer possui um ambulatório específico, mantido de portas abertas, que não possui fila de espera e atende pacientes com suspeita de câncer de segunda a sexta-feira. 

O mês de fevereiro é marcado pela campanha do Fevereiro Laranja, iniciativa que busca conscientizar e alertar a população sobre a Leucemia, câncer mais frequente no público infantojuvenil, que compromete os leucócitos (glóbulos brancos), responsáveis pelas defesas do corpo.  

 

 

No ano de 2022 foram diagnosticados 81 novos casos da doença no Centro Pediátrico do Câncer. Dra. Sandra Emília Prazeres, Oncohematologista Pediátrica e Superintendente Médica da Associação Peter Pan, conta um pouco sobre a importância do diagnóstico precoce de leucemia. “O câncer infantojuvenil, diferentemente do adulto, não tem forma de prevenção, por isso a atenção dos familiares, professores e todos que têm contato direto com crianças e adolescentes é essencial para perceber os sinais e sintomas, que podem ser facilmente confundidos com as doenças comuns da infância. Quando descoberto precocemente, o câncer tem até 80% de chances de cura nos países desenvolvidos e 70% nos países em desenvolvimento.” 

 

Os sinais mais frequentes da leucemia é o cansaço, fraqueza, sangramentos, febre, perda de peso, entre outros. Em vista da importância da celeridade no diagnóstico, a Associação Peter Pan realiza um importante trabalho para alertar e capacitar profissionais da atenção básica de saúde e toda sociedade para detectar possíveis sinais e sintomas da doença.  

 

As leucemias mais frequente são: Leucemia Mieloide Aguda (LMA); Leucemia Mieloide Crônica (LMC); Leucemia Linfocítica Aguda (LLA) e Leucemia Linfocítica Crônica (LLC).  

 

A doença ainda carrega consigo muitas dúvidas, tanto para quem convive com ela, quanto para quem busca saber mais. Nesse sentido, a APP entregou para a população dois grandes projetos que tem como objetivo explicar melhor os tipos de câncer, os sinais e sintomas e como proceder em caso de suspeita, como explica a Dra. Sandra Emília: “No ano de 2020 entregamos para sociedade o aplicativo APPonco, que aborda de forma simples e didática os tipos de câncer, seus sinais e sintomas, tratamentos e muito mais. E em 2022, entregamos o EAD: Salvando Vidas, um curso online e gratuito, de abrangência nacional, voltado para profissionais de saúde e toda sociedade com foco na detecção precoce dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, condutas que o profissional deve adotar mediante suspeita da doença, o fluxo a ser seguido em casos de neoplasia e outros. Hoje, já temos inscritos de 21 estados do Brasil.” 

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !