FRFagner celebra o mês das crianças com espetáculo cênico musical “Alice no País da Música” em Fortaleza, Orós, Icó e Iguatu

Realizado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura Pronac N° 212461, Grupo Três Corações e Fundação Social Raimundo Fagner, a apresentação destaca a música como expressão artística importante na vida de crianças e adolescentes

“Alice no País da Música”. Este é o novo espetáculo cênico musical da Fundação Social Raimundo Fagner (FRFagner) para celebrar o mês das crianças. As orquestras infantis, formadas por alunos da instituição nas sedes de Orós e Fortaleza, vão realizar uma série de apresentações em espaços culturais da capital cearense e de três municípios da região Centro-Sul do Estado, Orós, Icó e Iguatu, entre os dias 12 e 28 de outubro. O acesso é gratuito. Ao todo, são 120 jovens músicos, 60 em cada orquestra, formando o coro e os naipes de  flautas, violões e percussão.

Em Fortaleza, serão duas apresentações, nas seguintes datas, horários e locais: dia 14/10, às 12h30min, no Cineteatro São Luiz e dia 25/10, às 15h, no Teatro São José, com intérprete de Libras. A regência da orquestra da FRFagner na capital é do maestro Eduardo Saboya.

Na região Centro-Sul do estado, sob a regência do maestro Nonato Vieira, as apresentações vão acontecer, nas seguintes cidades, locais e horários: Em Orós, na Praça Anastácio Maia (12/10, às 18h) e na Escola Maria Evangelista (27/10, às 10h), esta última restrita ao público da instituição, entre alunos, professores e demais profissionais; em Icó, no Teatro Ribeira dos Icós (25/10, às 16h); e em Iguatu, no Teatro do Sesc Iguatu (26/10, às 10h e 28/10, às 16h).

Realizado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura Pronac N° 212461, Grupo Três Corações e Fundação Social Raimundo Fagner, “Alice no País da Música” é baseado na clássica obra “Alice no País das Maravilhas”. Com texto de Elvira Drummond e adaptação de Mariana Elani, o espetáculo recebe o olhar lúdico e a sonoridade doce trazidos pelas crianças da orquestra infantil atendidas pelo projeto @Aprendendo com Arte da Fundação Raimundo Fagner, revelando nas cenas um caminho mágico de Alice para conhecer o universo musical.

A apresentação conta com nove composições que narram a trajetória de Alice nesse universo mágico. São elas: “O Tempo”, “A Porta”, “Jardim Feliz”, “Canção do Gato Risonho”, “Alice e o Gatinho”, “Tudubum, Tudubim”, “Chapeleiro Maluco”, “Cartas de Baralho” e “Cante Comigo”.

FRFAGNER

Criada em abril de 2000, a Fundação Social Raimundo Fagner contribui para a criação de condições e oportunidades para que crianças e adolescentes atendidas nas cidades de Fortaleza e Orós possam desenvolver o seu potencial como pessoas, cidadãos e futuros profissionais. Tendo a arte como centralidade no processo educativo, atualmente a instituição atende cerca de 400 crianças e adolescentes com faixa etária entre 7 e 17 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino.

As ações da Fundação são desenvolvidas através do projeto “Aprendendo com Arte”, proposta de educação em arte que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de atividades formativas nas diversas áreas artísticas. A realização de cursos e oficinas de sensibilização nas áreas da arte e a utilização de novas abordagens pedagógicas e metodológicas fazem com que as 400 crianças e adolescentes participantes do projeto apresentem como resultado das atividades desenvolvidas, os Grupos de Flautas, Vocal e Violão, bem como, seus espetáculos: Bumba-Meu-Boi, Romeu e Julieta, Os Jesuítas e sua música para a catequese, Siará Grande, Pastoril, A Princesa e o Sapo, Sarau Imperial, e concerto com músicas ibero-americanas dos séculos XVI/XVIII.

Os resultados do trabalho desenvolvido pela FRFagner são vistos através dos prêmios conquistados ao longo de 21 anos, como: Ponto de Cultura (2005); Prêmio Escola Viva (2007); Prêmio de apoio a pequenos eventos e Ponto de Valor, do Ministério da Cultura/PNUD (2009); Criança Esperança (2006), Prêmio Itaú/Unicef – vencedor nacional (2009); Programa Escola Associada à UNESCO 2012, Prêmio ODM Brasil, vencedor nacional (2014) e Prêmio Ponto de Cultura, CE (2018).

SERVIÇO

Espetáculo cênico musical “Alice no país da Música” da FRFagner. Em Fortaleza – Cineteatro São Luiz (Dia 14/10, às 12h30min) e Teatro São José com intérprete de Libras (Dia 25/10, às 15h). Na região Centro-sul –  Em Orós, na Praça Anastácio Maia (12/10, às 18h) e na Escola Maria Evangelista (27/10, às 10h); Em Icó, no Teatro Ribeira dos Icós (25/10, às 16h); E em Iguatu, no Teatro do Sesc Iguatu (26/10, às 10h e 28/10, às 16h). Site: www.frfagner.org.br. Redes sociais: @frfagner. Informações: (85) 3274-3726. Acesso gratuito!

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !