Ministério da Cultura, EDP e Museu da Pessoa lançam podcast contando histórias de São Gonçalo do Amarante no Ceará

 

Em cada episódio, o programa de podcast Voz, História e Vida apresenta a história de um habitante de São Gonçalo do Amarante – CE, com o intuito de preservar e disseminar a memória e preservar os costumes locais

 

São Paulo, 24 de abril de 2023 – Está no ar o Voz, História e Vida, a mais nova série dos Núcleos Museu da Pessoa em formato podcast, disponível no Spotify, que conta a história de vida de cinco habitantes de São Gonçalo do Amarante.

 

O Voz, História e Vida é resultado de um edital lançado pela EDP, empresa que atua em todas as áreas de negócios do setor elétrico brasileiro, e Museu da Pessoa em 2022 que previu a formação de organizações sociais e culturais para registro, preservação e disseminação da memória e da preservação dos costumes da região. Dessa forma, foi estabelecida uma rede de memória e cultura, protagonizando as vozes e vidas das pessoas que constroem esse legado local. A formação foi centrada na Tecnologia Social da Memória, metodologia usada pelo Museu da Pessoa para criar narrativas a partir de histórias de vida. O compartilhamento do método estimulou a criação do Núcleo Museu da Pessoa São Gonçalo do Amarante – CE.

 

Os Núcleos Museu da Pessoa são iniciativas autônomas que desenvolvem projetos de memória e promovem ações locais e contínuas de produção, preservação e disseminação de histórias de vidas. Foram captadas cicnco histórias de vida, realizadas pelos próprios profissionais do Núcleo de São Gonçalo do Amarante – CE.

 

“Nós da EDP temos muita satisfação em apoiar esta iniciativa que contribui para a preservação da memória e dos costumes da comunidade de São Gonçalo do Amarante. Registrando estas histórias de vida, queremos contribuir para que as narrativas desta comunidade sejam conhecidas por mais pessoas”, destaca o diretor do Instituto EDP, Dominic Schmal.

 

Confira os resultados desse trabalho em parceria com a EDP aqui: https://bit.ly/podcast_Voz_Historia_Vida

 

Por que um podcast?

Um dos formatos que mais tem se destacado no cenário atual de produção cultural é o podcast. O número de profissionais, produtoras e programas disponíveis sobre temas variados, em canais abertos ou pagos, tem crescido muito nos últimos anos. De acordo com recente pesquisa do IBGE (2019), 40% dos internautas no Brasil já ouviram podcasts, o que representa cerca de 50 milhões de ouvintes. Foi justamente por estas razões que o Museu da Pessoa vem investindo no formato.

“O Museu da Pessoa acredita que o formato de podcast possibilita a ampliação de acesso e uso do acervo do Museu da Pessoa e seus Núcleos, valorizando as narrativas pessoais e contribuindo para a democratização da memória coletiva”, Marcela Lanza Tripoli – Coordenadora de Colaboração do Museu da Pessoa.