Documento ambiental emitido pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente, da Prefeitura de Fortaleza, é um reconhecimento das práticas sustentáveis de empresas no Ceará.
O empreendimento Artiz Meireles, em construção pela Moura Dubeux em Fortaleza/CE, recebeu nessa quarta-feira (11/1), a Pré-Certificação Fator Verde – Selo Ambiental do Município de Fortaleza – categoria Construção pelo incentivo à utilização de metodologias, produtos e/ou sistemas construtivos sustentáveis.
O pré-certificado é emitido pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e foi entregue em solenidade no Paço Municipal pelo prefeito em exercício, Élcio Batista, e pela titular da Seuma, Luciana Lobo, à arquiteta Camila Maia, supervisora de produto, e ao engenheiro de legalização, Paulo Barreto, representando a Moura Dubeux na ocasião. A certificação definitiva será emitida com a finalização da obra e entrega aos proprietários.
O Artiz Meireles está sendo construído na Rua Barão de Aracati, 747, no bairro Meireles da capital cearense, com previsão de término no segundo semestre de 2023. Como soluções de sustentabilidade, o empreendimento, que tem 40 andares, conta com geração de energia por meio de placas solares, reaproveitamento e reuso de água para uso no jardim e irrigação inteligente, tomadas compartilhadas para carros elétricos, coleta seletiva, uso de materiais regionais em toda a estrutura e paisagismo com implantação de jardins verticais. Além disso, o projeto tem também como objetivo se integrar bem à cidade, tendo na fachada do térreo obra de arte pintada pelo renomado artista cearense Vando Figueiredo.
Sobre a Certificação Fator Verde – Construção
Criada em 2018, a certificação ajuda na aquisição de novos clientes, contribui na condição de conformidade com a legislação ambiental e também garante economia, ambiente de trabalho mais saudável e diferencial competitivo no mercado. O programa de certificação para construções sustentáveis, da Prefeitura de Fortaleza, pode ser aplicado no uso residencial, comercial, misto ou institucional, no setor público ou privado. Essa certificação atende as construções e grandes reformas de intervenções construtivas significativas na envoltória, sistema de estrutura e instalações prediais que visem a sustentabilidade da edificação.