Programas do Instituto MRV e Instituto iungo impactam mais de 2 milhões de pessoas

Relatórios das duas instituições trazem informações sobre as atividades de 2022, além do impacto gerado desde que foram fundadas

 

Mais de 2 milhões de pessoas já foram impactadas direta ou indiretamente por meio das iniciativas lideradas ou apoiadas pelo Instituto MRV (IMRV). Além dos programas “MRV Voluntários”, “Seu filho, Nosso futuro” e “Educar para Transformar”,  realizados com o envolvimento do Time de Voluntários,  esse número abrange o importante trabalho desenvolvido de forma independente pelo Instituto iungo, que tem o IMRV como mantenedor desde sua fundação.

Em seus nove anos de atuação, o IMRV já investiu mais de R$ 42 milhões para promover a transformação social por meio de programas educacionais para crianças, jovens e educadores. Os dados de impacto do Instituto constam no Relatório de Vidas Transformadas 2022, que pode ser acessado no site institutomrv.com.br (ou diretamente neste link). Em 2022, segundo a publicação, mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas direta e indiretamente e foram investidos mais de R$7 milhões.

O IMRV é mantido pela MRV&CO, que vê na iniciativa uma forma de contribuir com um país mais solidário, tornando realidade o compromisso de transformar a história de muitas famílias. “Trabalhamos firmes para dar mais oportunidades para os nossos realizadores do futuro. Acreditamos que a educação tem um poder incrível para mudar a vida das nossas crianças e adolescentes. E claro, não podemos deixar de dar suporte para os educadores, eles são uma das bases desta transformação”, comenta Blenda Alves, coordenadora do Instituto MRV.

Com o propósito de transformar a Educação junto com os educadores, em seus três anos de existência o iungo já realizou ações formativas para mais de 270 mil professores e gestores escolares em todos os estados brasileiros. De acordo com o seu relatório, até o final de 2022, foram firmadas parcerias com 16 secretarias estaduais de educação que, juntas, somam 59,6% dos docentes e 61,7% dos estudantes de Ensino Médio do país. O material pode ser conferido em iungo.org.br (ou diretamente neste link).

Segundo Paulo Andrade, presidente do iungo, esse alcance só foi possível por causa do trabalho em parceria com as redes de ensino, oferecendo formações continuadas e produzindo material curricular com contribuição de professores e gestores. “Temos como pressuposto desenvolver nossos programas e materiais em parceria estreita com as Secretarias de Educação e seus educadores, de forma que tenham consonância com as necessidades e especificidades de cada contexto”, explica.

Olhando para frente

Entre as ações geridas diretamente pelo IMRV, o lançamento da 9ª edição do “Educar do para Transformar”, em 2023, é uma das principais oportunidades para Organização da Sociedade Civil (OSCs) do país. Já são mais de 50 projetos apoiados em todo o Brasil. Além disso, o “Escola Nota 10”, um projeto da MRV que existe há mais de 10 anos, está passando por uma reestruturação e contará com o apoio do IMRV para que seja potencializado e diminua o analfabetismo dos trabalhadores da construção civil da companhia.

Já o Instituto iungo tem como destaque o apoio às redes de ensino para a formação de professores do Ensino Médio, em especial o lançamento do programa Itinerários Amazônicos, que visa levar para a sala de aula de todo o Brasil a diversidade e amplitude do território amazônico, com foco na sua valorização, respeito e conservação.

____________________________________

Sobre o Instituto MRV

O Instituto MRV acredita que os primeiros passos para trilhar um futuro com mais oportunidades estão diretamente ligados ao poder transformador da educação. Por isso, desde 2014, o braço social da MRV&CO desenvolve e apoia importantes programas e projetos, que têm como essência oferecer possibilidades ainda maiores na área da educação. Dessa forma, já conseguimos proporcionar oportunidades de um futuro melhor para mais de 2,1 milhões de pessoas em nove anos. Saiba mais em institutomrv.com.br.

Sobre o Instituto iungo

O Instituto iungo, idealizado pelo Instituto MRV, tem o objetivo de promover o desenvolvimento profissional de educadores de todo o Brasil. iungo, em latim, significa reunir, atrelar, unir aos pares – conjunto de sentidos que pauta sua atuação. Conectar professores, gestores, centros de pesquisa e especialistas em educação em programas de formação continuada e de produção de conhecimento é a forma do iungo fortalecer o trabalho realizado pelas redes de ensino brasileiras. A principal meta do trabalho coletivo é possibilitar que os educadores renovem e aperfeiçoem continuamente suas práticas pedagógicas, construindo uma educação com mais significado e qualidade para os estudantes.  Mais informações em www.iungo.org.br.

Compartilhar:

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !