Semana Nacional do Trânsito promove conscientização para um trânsito seguro

 

Ser um motorista consciente, cauteloso, atento, responsável, que conheça e respeite as leis de trânsito é o ideal para que os índices acidentes no trânsito diminuam no Ceará e no Brasil. Para o presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará, Eliardo Martins, é nas autoescolas que os alunos, além de entender na prática sobre a dinâmica do trânsito, aprendem que o comportamento dele é fundamental não só para evitar multas, mas principalmente acidentes fatais.

 

“É uma lógica clara que passamos rotineiramente aos alunos que estão no curso de formação de condutores. Respeitar as regras de trânsito e buscar sempre ser prudente enquanto está dirigindo ou pilotando. Não adianta ser um condutor que entenda de técnicas de direção e de mecânica se ao dirigir ou pilotar ele não respeita os pedestres e ciclistas, se avança o sinal vermelho e não respeita os limites de velocidade da via”, explica Eliardo.

 

Semana do trânsito

 

Na Semana Nacional de Trânsito acontece entre os dias 18 e 25 de setembro e busca, através de campanhas, incentivar um trânsito mais seguro. Levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostrou que acidentes de trânsito mataram mais de 5 mil pessoas nas rodovias federais em 2021 e que o número de acidentes cresceu de 63.548, em 2020, para 64.441, no ano passado.

 

“São números graves e preocupantes, principalmente porque tratam-se de vidas. É possível reverter essa situação pois sabemos que países como a Suécia e o Japão, por exemplo, já amargaram estatísticas tão lamentáveis quanto as nossas e hoje são referências no que diz respeito ao trânsito seguro no mundo. Isso prova que, mesmo a longo prazo, o investimento em educação para o trânsito funciona.

 

Em Recife

 

Em paralelo à Semana Nacional de Trânsito, a diretoria do Sindicato das Autoescolas do Ceará participará do II Encontro Nacional das Autoescolas, promovido pela Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto) que acontece em Recife, nos dias 21 e 22 de setembro. O evento reunirá representantes de Centros de Formação de Condutores (CFC’s) de 20 estados brasileiros.

 

A importância do curso teórico/técnico e do curso de prática de direção veicular no processo de ensino aprendizagem estará em pauta no primeiro painel do evento. Na segunda-feira (21), o Sindcfcs também participará de webinar que discutirá a importância das autoescolas do Brasil promoverem ações locais sobre a conscientização para um trânsito mais seguro. O evento será aberto ao público e transmitido ao vivo pelo Youtube da Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto).

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !